Resenha: Dois Irmãos, Uma Guerra

Dois Irmãos, Uma Guerra - Ben Elton



Sinopse: Dois Irmãos, Uma Guerra é a história comovente de dois garotos nascidos em Berlim, em 1920 - um judeu e seu irmão adotivo ariano - criados como gêmeos por pais judeu-alemães, à sombra do Nazismo. Mas, com a mudança do cenário político, eles acabam em lados opostos durante a Segunda Guerra Mundial - um fazendo parte da Waffen-SS e o outro, do exército britânico - e têm que se confrontar com uma escolha inimaginável, que mudará completamente o destino de ambos. Qual deles sobreviverá? Como irão enfrentar a terrível verdade oculta em seu passado?





Em Dois Irmãos e Uma Guerra a história começa em 1920 com nascimento dos irmãos em um período Pós - Primeira Guerra Mundial e a dificuldades que a cidade de Berlim enfrentava: como a escassez de comida e emprego. A partir daí o autor vai traçando uma linha do tempo até 1939 quando a Segunda Guerra Mundial é declarada.  Durantes os anos vamos conhecendo como Hitler chegou ao poder e o ódio que ele disseminava contra os judeus. No entanto a história também pula no tempo em alguns momentos precisamente em 1956 onde conhecemos a vida de um dos irmãos a principio não sabemos qual dos dois, mas não demora muito pra gente saber qual deles é.

Os irmãos Paulus e Otto cresceram acreditando que eram gêmeos, mas na realidade um deles era adotado e ariano. No entanto nada muda em relação aos sentimentos que um tem pelo outro quando descobrem a verdade. O relacionamento dos irmãos era muito forte os dois tinham ligação incrível. E nada abalava a amizade e o amor deles. Bom durante a história vemos passo a passo como Hitler fez da vida dos judeus um inferno, e paralelamente vemos também o crescimento dos irmão. A história deles começa quando eles fazem amizade com Silke que é filha da babá deles (quando ainda eram bem pequenos) e já com seis anos eles conhecem Dagmar uma menina judia e rica que passa a ter aulas de piano com o pai dos meninos que é músico. A partir deste encontro dos quatro personagens Paulus, Otto, Silke e Dagmar a vida deles mudará drasticamente. E como esperado os irmãos de cara se apaixonam perdidamente pela Dagmar deixando Silke um pouco enciumada. Mas como os irmãos são amigos de Silke desde novinhos Silke deixa as diferenças de lado e eles acabam formando o clube dos sábados e jurando proteger um ao outro pelo resto da vida. Com passar dos anos já adolescente o amor dos jovens só cresce pela Dagmar, porém a Segunda Guerra Mundial é declarada. E ai começa todo o drama, a perseguição aos judeus, à falta de comida, emprego e as mortes. E chega também o momento que os irmão são separados porque um deles não é judeu e Hitler não permitia aos arianos nenhum contato com os judeus.

Gente a história é magnifica eu não vou entrar em mais detalhes porque é muita coisa que acontece com os jovens. O final eu achei muito bom, o autor foi muito coerente dando a cada personagem um final de acordo com a personalidade de cada um. Teve um personagem que eu gostei muito do final que recebeu (teve o que merecia hahaha). Mas vou confessar que quando eu estava lendo eu comecei a perder a paciência com a devoção que os irmãos tinham com a tal da Dagmar, gente era assim: “Dagmar isto”, “Dagmar aquilo”. A vida deles girava em torno dela, nossa eu estava em tempo de parar a leitura de tão irritante que era, e mesmo lá em 1956 a obsessão de um dos irmãos (que não vou dizer qual é) continuava. E eu não estava entendo porque que eu não sentia simpatia pela personagem de Dagmar, e não gostava do triângulo amoroso deles e o livro se aproximava do fim e até então a personagem era normal e eu ainda intrigada com aquilo, cheguei a ir atrás de algumas resenhas pra saber se era só eu que me sentia assim lendo e ninguém comentou sobre esta personagem. Mas a minha antipatia tinha fundamento quando eu cheguei bem no final do livro gente eu até respirei de alivio hahaha.


Enfim o livro é ótimo, eu não conseguia parar de ler, mesmo porque livro de Romance misturado com Segunda Guerra Mundial falar que eu gosto é eufemismo né hahaha. Então Super Recomendo. Boa Leitura!

Postar um comentário

0 Comentários