Resenha: É Hora De Falar

É Hora de Falar - Helen Lewis



Sinopse: Helen Lewis, jovem estudante de dança em Praga durante a eclosão da II Guerra Mundial, é levada para o gueto de Terezín e, depois, deportada para Auschwitz. Separada da família, ela vive em meio à carnificina da Solução Final de Hitler. Como e o que fez para sobreviver é uma história emocionante, contada com humor, franqueza e alguma raiva, mas sem dar espaço para a autocomiseração.




O Livro É Hora De Falar é uma autobiografia de Helen Lewis sobre sua vida durante o campo de concentração em Auschwitz. Quem acompanha o blog deve ter percebido que recentemente eu fiz uma resenha também de uma autobiografia da vida de Helen Hahn - A Mulher Do Oficial Nazista, isto não foi coincidência na verdade eu escolhi alguns livros com a mesma temática, porque eu gosto muitos de livros sobre a Segunda Guerra Mundial. Diferente um pouco do livro A Mulher do Oficial Nazista nesta autobiografia de Helen Lewis a autora se atém mais aos fatos, ela não entra muito em detalhes com relação aos seus sentimentos e não estou falando de amor, estou falando do medo, de impotência e etc. Até tem momentos que percebemos certo rancor em algumas de suas palavras ou como na sinopse do livro talvez até raiva. O livro não é grande, mas é impressionante.


"Mais ou menos em 1941, os ataques diários de adeptos de um antissemitismo feroz, transmitidos via rádio e jornais, haviam preparado o terreno para uma nova lei antissemita que fazia todas as anteriores parecerem jogos inofensivos: a instituição do uso obrigatório da estrela amarela, que deveria ser usada em público, em todas as situações, por judeus acima dos 6 anos. Desse momento em diante, tornamo-nos alvos fáceis para todos que quisessem nos infligir maus-tratos e nos atacar. Os efeitos psicológicos dessa monstruosa permissividade foram astuta e cruelmente calculados, a fim de incutir em nossa mente a ideia de que éramos párias sociais, sem direito a nenhum lugar na sociedade".


O que mais me chamou a atenção foi à forma como ela escapou dos Nazistas. Há uma cena que ela tem que passar em uma inspeção onde o “famoso” médico Mengele (aquele que fazia experiências horríveis com gêmeos e que por sinal fugiu e morreu aqui no Brasil) decidia quem viveria e quem morreria. Então ela sabe que não vai conseguir passar na inspeção por estar fraca magra e cheia de marcas pelo corpo algo que naquela ocasião era morte na certa. Então ela faz o que talvez muita gente não ousaria fazer, ela se arrisca e sai da fila e entra em uma fila de pessoas que já foram inspecionada e ninguém percebe o que ela fez. E isto foi só uma das coisas que ela passou para salvar a própria vida.

O livro relata todas as atrocidades que os judeus viveram naquela época, e algo que me chamou muita atenção é que os livros de ficção que já li sobre a Segunda Guerra Mundial foram bem fieis aos fatos ocorridos na época; acho que é por isto que eu gosto tanto de ler livros com este tema.


Bom falando um pouquinho da Helen Lewis na época da Guerra ela vinha de uma família com certa estabilidade, mas quando o pai dela morre uns anos antes da Guerra estourar a família já começa a sentir as dificuldades da vida. Helen estudava dança, e chegou a dar aulas particulares de dança. Chegou a se casar com Paul que também foi deportado junto com ela. Infelizmente ela tem todos estes sonhos interrompidos quando a Guerra é declarada. Então gente o Livro É Hora De Falar mesmo sendo autobiografia vale a pena ler (digo isto porque tem muitos leitores que não gostam de biografia ou autobiografia). Boa Leitura!


Helen Lewis


(1916–2009)


Postar um comentário

0 Comentários