Resenha: O Navio das Noivas

O Navio Das Noivas – Jojo Moyes



Sinopse: Austrália, 1946. É terminada a Segunda Guerra Mundial, chega o momento de retomar a vida e apostar novamente no amor. Mais de seiscentas mulheres embarcam em um navio com destino a Inglaterra para encontrar os soldados ingleses com quem se casaram durante o conflito. Em Sydney, Austrália, quatro mulheres com personalidades fortes embarcam em uma extraordinária viagem a bordo do HMS Victoria, um porta-aviões que as levará, junto de outras noivas, armas, aeronaves e mil oficiais da Marinha, até a distante Inglaterra. As regras no navio são rígidas, mas o destino que reuniu todos ali, homens e mulheres atravessando mares, será implacável ao entrelaçar e modificar para sempre suas vidas. Enquanto desbravam oceanos, os antigos amores e as promessas do passado parecem memórias distantes. Ao longo da viagem de seis semanas — apesar de permeada por medos, incertezas e esperanças — amizades são formadas, mistérios são revelados, destinos são selados e o felizes para sempre de outrora não é mais a garantia do futuro que foi planejado. Com personagens únicas e uma narrativa tocante, Jojo Moyes conta uma história inesquecível que captura perfeitamente o espírito romântico e de aventura desse período da História, destacando a bravura de inúmeras mulheres que arriscaram tudo em busca de um sonho. “O Navio das Noivas” foi inspirado na história da avó da autora, que fez a mesma travessia relatada no romance para reencontrar o marido no período pós-guerra, e cada capítulo traz citações não ficcionais de esposas e oficiais que viajaram nesses navios.

Olá! Leitores!

A resenha de hoje é sobre o livro “O Navio das Noivas” a trama gira em torno do Navio Victoria que após a Segunda Guerra Mundial partiria da Austrália para Inglaterra levando jovens mulheres para se encontrar com seus maridos que lutaram na guerra. Com mais de seiscentas mulheres a bordo nós acompanhamos a vida de quatro delas: Frances, Margaret, Avice e Jean. O caminho dessas quatro mulheres se cruza quando elas acabam por dividir uma cabine. Porém juntas elas também dividiram segredos e conheceram o valor de uma verdadeira amizade. 

Bem Frances é uma personagem misteriosa, calada e muito reservada (que das quatro conserva um passado mais dolorido), Margaret já é a mais compreensiva que ajuda a todos sem julgar, Avice é a verdadeira patricinha dos dias de hoje, mimada, só pensa em alta sociedade e não liga muito para os sentimentos dos outros, e Jean apesar de casada, ainda é uma adolescente e acaba se metendo em muitos problemas dentro do navio. 

Assim através das moças conhecemos a vida a bordo, como a escassez de água potável, o convívio das mulheres com os homens do navio (que por sinal não foi nada fácil) e por aí vai. Não posso deixar de falar também de alguns personagens secundários como, por exemplo, o capitão do navio, que acaba dando a história outro tom, onde conhecemos o funcionamento do navio e o amor que ele tinha pela profissão.

Enfim o livro é muito bom,  e por mais que a trama seja mais “puxada” para o drama, teve partes muito engraçadas. Este é o primeiro livro que eu leio da autora Jojo Moyes mesmo com o todo o sucesso de “Como Eu Era Antes De Você” este eu até tentei ler, mas não consegui dar continuidade na leitura dele. Mas “O Navio das Noivas” eu recomendo. Boa Leitura!

Postar um comentário

0 Comentários