Resenha: Beleza Perdida

Beleza Perdida – Amy Harmon

Sinopse: Ambrose Young é lindo, alto e musculoso, com cabelos que chegam aos ombros e olhos penetrantes. O tipo de beleza que poderia figurar na capa de um romance, e Fern Taylor saberia, pois devora esse tipo de livro desde os treze anos. Mas, por ele ser tão bonito, Fern nunca imaginou que poderia ter Ambrose… até tudo na vida dele mudar. Beleza perdida é a história de uma cidadezinha onde cinco jovens vão para a guerra e apenas um retorna. É uma história sobre perdas — perda coletiva, perda individual, perda da beleza, perda de vidas, perda de identidade, mas também ganhos incalculáveis. É um conto sobre o amor inabalável de uma garota por um guerreiro ferido. Este é um livro profundo e emocionante sobre a amizade que supera a tristeza, sobre o heroísmo que desafia as definições comuns, além de uma releitura moderna de A Bela e a Fera, que nos faz descobrir que há tanto beleza quanto ferocidade em todos nós.


Beleza Perdida nos leva para um Colégio do Ensino Médio em Hannah Lake, Pensilvânia, no ano de 2001 e basicamente no fatídico dia 11 de setembro. E conhecemos os estudantes Fern, Ambrose, Bailey e Rita. Após o atentado terrorista do dia 11 de setembro algo no interior de Ambrose o muda para sempre, e consequentemente também mudará a vida de seus amigos e de toda uma cidade. Ambrose é muito popular na escola é muito bonito, tem um físico escultural, é Campeão de Luta em Arena, e é desejado por todas as moças do colégio. E Fern é uma delas, apaixonada por Ambrose desde menina, ela sempre conseguiu esconder os seus sentimentos, pois ela não se acha bonita o suficiente para os olhos de Ambrose. Tendo seu primo Bailey como confidente e melhor amigo, os dois se ajudam e não se deixam abalar pelas circunstâncias da vida. Bailey tem doença Degenerativa que enfraquece os ossos, e consequentemente vai perdendo os movimentos do corpo o que leva a uma expectativa de vida curta. O que não o impede de viver a vida. 

Fazendo companhia a dupla, temos a Rita melhor amiga de Fern. Rita é o tipo bonitona do Colégio e em um belo dia Rita pede a Fern para ajudá-la a escrever um bilhete para Ambrose afim de conquistá-lo, como Fern adora livros de romances e adora escrever. Ela aceita ajudar à amiga. Então Rita alcança seu propósito e consegue conquistar Ambrose mas a conquista não dura muito. Quando Ambrose descobre que Fern é quem escreve as cartas ele termina com Rita e cobra explicações de Fern. No ato de desespero Fern acaba quase confessando que gosta dele e que é ela a autora das cartas. Ambrose fica balançado, mas não se aproxima mais dela. Ao passar de alguns meses, os estudantes se formam e cada tem que seguir seu caminho. 

Porém tudo muda quando Ambrose e mais quatro amigos se alistam e vão para a Guerra. Após sofrerem um ataque a bomba dos quatros amigos somente Ambrose sobrevive. No entanto sua vida nunca mais será a mesma, o acidente o deixa com um lado do rosto desfigurado. Ao voltar pra casa Ambrose se isola do mundo, saindo somente à noite para trabalhar na padaria do seu pai. Mas o destino coloca a encantadora Fern no seu caminho de novo. E a parti deste momento acompanhamos a descoberta do verdadeiro amor, o valor da amizade, e a superação da dor da perda de um ente querido.



O livro é belíssimos personagens fortes, bem construídos e com características marcantes. A amizade de Fern com o Primo é algo difícil de descrever de tão belo que é. A bondade da personagem é percebida de forma sutil deste o início do livro, em nenhum momento a amizade dos dois parece forçada. Gente e que personagem especial é o Bailey em vez de pensar na morte como certeza, e esperar sentado por ela e se lamentar, ele faz o inverso, pensa na vida e sorrir pra ela e claro ele vive aventuras que talvez metade das pessoas do universo não viveu. Já Ambrose é perfeito, muito humano é o tipo de cara que da vida pelos amigos e pelas pessoas que ama. Apesar da sua vida e sua aparência física mudar, o acidente só serviu para fortificar ainda mais sua personalidade. 

O casal é perfeito a relação cresceu de forma sadia, sem melodrama. Mas o que mais chama a atenção no livro é o valor da amizade, e o respeito ao próximo. A história é tão envolvente e bem construída que até as mortes de alguns personagens mesmo sendo triste se tornam “aceitáveis”. Beleza Perdida tem leitura fácil, no principio achei que fosse um “draminha” adolescente, mas me surpreende. O livro é uma lição de vida! E até difícil de descrevê-lo. Super Recomendo!  

“Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o bem que poderíamos conquistar, pelo simples medo de tentar”. Shakespeare.


Postar um comentário

2 Comentários

  1. Oi linda, boa noite! A história desse livro é linda. Quero te convidar para visitar o meu blog sabrinasrn.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Sabrina com certeza é uma história maravilhosa! E com certeza vou fazer uma visitinha no seu blog. Abraços!

      Excluir

Obrigada! Volte Sempre!