Resenha: Belgravia

 Belgravia- Julian Fellowes







Sinopse: Ambientada nos anos 1840, quando os altos escalões da sociedade londrina começam  conviver com a classe industrial emergente, e com um riquíssimo rol de personagens, a saga de Belgravia tem início na véspera da Batalha de Waterloo, em junho de 1815, no lendário baile oferecido em Bruxelas pela duquesa de Richmond em homenagem ao duque de Wellington. Pouco antes de uma da manhã, os convidados são surpreendidos pela notícia de que Napoleão invadiu o país. O duque de Wellington precisa partir imediatamente com suas tropas. Muitos morrerão no campo de batalha ainda vestidos com os uniformes de gala. No baile estão James e Anne Trenchard, um casal que fez fortuna com o comércio. Sua bela filha, Sophia, encanta os olhos de Edmund Bellasis, o herdeiro de uma das famílias mais proeminentes da Bretanha. Um único acontecimento nessa noite afetará drasticamente a vida de todos os envolvidos.

Olá, leitores!
 
"Belgravia" conta a história da família Trenchard e Bellasis ambientada no inicio do século dezenove, na Inglaterra. Na primeira parte acompanhamos o famoso baile que muda a vida das duas famílias, neste baile conhecemos o casal Sophia e Edmund dois jovens de classes diferentes que mantém um relacionamento as escondidas já que apesar de Sophia ter muito dinheiro ela não pertence a aristocracia como Edmund. O baile acontece na noite em que Napoleão invadi o país, e muitos jovens precisam ir para a batalha e um deles é Edmund que parte para a guerra. Vinte e cinco anos depois deste baile, conhecemos o tão segredo que mudará a vida das duas família. Agora nesta nova parte da história a trama é centrada em alguns personagens; Anne e James pais de Sophia, Caroline mãe de Edmund, Charles e Maria um novo casal. 

Bom nas primeiras linhas do livro já percebemos que a história vai relatar como as pessoas fazem de tudo para ter status, ter nome reconhecido, e entrar na alta sociedade. E é isto que Sophia e seu pai James sempre quiseram apesar de Anne sempre lembrá-los que a aristocracia jamais aceitarão eles como iguais, Já Carolina é a aristocracia em pessoa, uma senhora que tem alto prestígio na cidade, e não mede nenhum esforço para demostrar sua posição a quem quer que seja.  Anne  Trenchard talvez seja a pessoa mais sensata da trama, sempre com os "pés" no chão, sabe muito bem como a alta sociedade trata as pessoas sem título de nobreza, já seu marido é o típico comerciante inteligente que fez fortuna, "o novo rico" e que faz de tudo para ser aceito. Agora o casal jovem Charles e Sophia. Charles também é uma espécie de comerciante que começa a fazer fortuna e acaba se apaixonando por Sophia que vem da classe alta, mas apesar das diferenças os dois não estão nem aí para isto, o casal é bem legal, porque eles correm atrás do que quer.

O foco principal mesmo é mostrar as diferenças de classes sociais, e como a nobreza desprezava todo e qualquer tipo de envolvimento de sua classe com os menos favorecidos.

Enfim não dá pra entrar em detalhes senão revela o tão segredo da noite do baile. Eu estava pra ler este livro, mas fui ver algumas resenhas e nenhuma delas falava direito sobre os personagens ou a história aí fiquei desanimada, mas outro dia resolvi dar uma chance. E valeu a pena. Super recomendo. Boa Leitura!




Postar um comentário

0 Comentários