Resenha: A Maleta Da Sra. Sinclair

A Maleta da Sra. Sinclair - Louise Walters






Sinopse: Roberta, uma solitária leitora voraz de 34 anos, trabalha na livraria The Old and New na Inglaterra. Ao encontrar uma carta dentro da uma velha mala desgastada da avó que nunca conheceu, ela descobre um segredo sombrio, e tudo o que sabia sobre a sua família irá desmoronar. Intercalando com a narrativa de Roberta, está a de sua avó, Dorothy, uma mulher de 40 anos, sem filhos, desesperada para engravidar, mas que vive um casamento infeliz com Albert, que está em um campo de batalha na Segunda Guerra Mundial.  Após um encontro casual com um piloto de guerra polonês, Dorothy acredita que finalmente encontrou a felicidade, mas, ao contrário, terá que tomar uma decisão inimaginável, cujas consequências irão alterar para sempre a estrutura de sua família. As histórias paralelas de Roberta e Dorothy desenrolam-se durante um período de oitenta anos, enquanto as duas buscam seu próprio caminho em meio a segredos, sacrifícios, mentiras e amor. O livro é uma história mágica de dois mundos, um abalado por segredos e o outro pela verdade.

 

A Maleta da Sra. Sinclair conta a história de Roberta e da sua avó Dorothy. Roberta nos dias atuais e Dorothy nos anos de 1940 durante a Segunda Guerra Mundial. Tudo começa quando o pai de Roberta lhe entrega uma mala e alguns livros pertencentes à avó, que atualmente mora numa casa de Repouso. Roberta trabalha numa livraria e é apaixonada por livros. Ao organizar os livros pertencentes a avó ela acaba encontrando uma carta endereçada a sua avó Dorothy nos de 1941. Intrigada com conteúdo da carta ela tenta entender um pouco do passado de sua família. O problema é que para conseguir as informações ela precisa perguntar a seu pai ou a sua avó. No entanto descarta perguntar ao pai, com medo da reação dele, então ela resolve perguntar à única pessoa que pode responder a suas perguntas a avó Dorothy. 

Porém sua avó tem 109 anos, e nem sempre está lúcida. Como Dorothy mora numa casa de Repouso ela é cuidada por Suzanna uma enfermeira, e através de Suzanna Roberta consegue algumas informações já que Suzanna passa bastante tempo com a avó. E assim durante as visitas seguintes, numa delas Dorothy acaba revelando para Roberta os segredos que a carta esconde. O livro não tem aquele romance arrebatador, muito pelo contrário se for analisar uma parte do romance é até triste. Mas sim o livro nós faz refletir um pouco sobre as escolhas que fazemos na vida.

  

O livro não tem só o foco na vida de Dorothy, os segredos da carta e da maleta, mas também tem o foco na vida de Roberta, duas mulheres de épocas diferentes e cada uma tendo de enfrentar seus medos e angústias.

 

Roberta trabalha numa Livraria desde que se formou em Literatura Inglesa. Sua vida é bem tranquila, ela mora sozinha com seu gato, não tem muitos amigos, mas tem uma relação de cumplicidade com seu chefe Philip, apesar de nada ter acontecido entre eles além da amizade. Como ele nunca demonstrou interesse nela Roberta mantém um ou outro relacionamento, mas nada que a faça se sentir plena. Apesar de sua vida tranquila Roberta sente falta de algo mais, no entanto ela não é uma pessoa que sai em busca do que quer, o que a leva ter uma vida um pouco vazia, porém depois que se envolve num escândalo na Livraria, e seu pai morre, ela e Philip se aproximam um pouco mais o que dá novos rumos a vida de Roberta.

  

Já a Dorothy a avó de Roberta teve uma vida um pouco mais difícil. Voltando para década de 30 e 40 conhecemos a vida de Dorothy. Desde pequena ela nunca teve um bom relacionamento com a mãe, então com o passar dos anos, ela conhece Albert e resolve se casar com ele, mas unicamente para sair de casa, apesar de que se sentia um pouco apaixonada por ele. Na época como esposa e dona de casa a função das mulheres era basicamente casar, ter filhos e cuidar do marido. 

Com a Guerra estourando seu marido resolve se alistar. Mas Dorothy não liga, pois sabe que ele está basicamente fugindo dela e do casamento já que ela teve vários abortos, e não consegue dar um filho ao marido. Abandonada e sozinha em ela acolhe duas moças Nina e Aggie que vão ter papel fundamental no futuro de Dorothy. 

Com o passar do tempo Dorothy conhece Jan Pietrykowski, um polonês piloto e líder de um esquadrão (que também está combatendo na Guerra). Ali surge entre eles um romance. E claro muita coisa acontece durante o breve romance. Porém uma decisão que Dorothy toma muda o rumo da vida dela e de Jan para sempre. 

Como disse acima o livro não tem romance arrebatador, o problema é que a personagem Dorothy toma uma decisão e o Jan também, que não teve mais volta, e mesmo com passar dos anos o destino não colaborou, porque às vezes mesmo quando tomamos uma decisão seja ela errada ou precipitada muitas vezes o destino dá uma ajudinha, mas no caso deles o destino não foi generoso.

 

Os livros contam muito mais histórias do que aquelas impressas em suas páginas”.

 

O livro tem Leitura fácil. Apesar de duas histórias sendo contadas, não tem muita enrolação, as histórias se desenvolveram rápido, sendo as vezes contada através de cartas. Bom pessoal espero que tenham gostado da resenha. Boa Leitura!

 

Postar um comentário

0 Comentários