Resenha: O Diário De Suzana Para Nicolas

O Diário De Suzana Para Nicolas - James Patterson





Sinopse: Depois de quase um ano juntos, o poeta Matt Harrison acaba de romper com Katie Wilkinson. A jovem editora, que não tinha qualquer dúvida quanto ao amor que os unia, não consegue entender como um relacionamento tão perfeito pôde acabar tão de repente. Mas tudo está prestes a ser explicado. No dia seguinte ao rompimento, Katie encontra um pacote deixado por Matt na porta de sua casa. Dentro dele, um pequeno volume encadernado traz na capa cinco palavras, escritas com uma caligrafia que ela não reconhece - 'Diário de Suzana para Nicolas'. Ao folhear aquelas páginas, Katie logo descobre que Suzana é uma jovem médica que, depois de sofrer um infarto, decidiu deixar para trás a correria de Boston e se mudar para um chalé na pacata ilha de Martha’s Vineyard. Foi lá que conheceu Matt. E lá nasceu o filho deles, Nicolas. Por que Matt teria lhe deixado aquele diário? Agora, confusa e sofrendo pelo fim do relacionamento, é nas palavras de outra mulher que Katie buscará as respostas para sua vida.

O livro conta a história de Katie, Matt, Suzana e Nicolas. Katie conhece Matt quando ela passa a assessorá-lo no seu livro de poesia e assim que se conhecem melhor eles embarcam num relacionamento amoroso e Katie acha que encontrou o homem da sua vida, porém Matt termina seu namoro com Katie sem muitas explicações, no entanto ele resolve enviar pra ela um Diário onde Katie ao lê-lo entenderá o porquê de ter sido abandonada por Matt. A princípio Katie começa a ler o Diário e se sente traída, magoada e com ciúmes. No entanto à medida que vai lendo o Diário ela começa a entender não só a vida pessoal de Matt, mas começa a olhar para a própria vida sobre outro ângulo.




O Diário: nas páginas do diário somos apresentados à vida de Suzana, Matt e Nicolas. Suzana resolve criar o Diário para Nicolas seu filho com Matt para que ele conheça um pouco mais sobre ela. Já que Suzana não chegou a conhecer seus próprios pais. No Diário Suzana relata para Nicolas como conheceu Matt, como se casaram e como construíram uma família. E como devemos valorizar cada dia que a vida nos proporciona.


"Boas lembranças são como talismãs, Nicky. Cada uma delas é especial. Vocês as coleciona, uma a uma, até que um dia olha para trás e descobre que elas formam um longo cordão colorido".


Suzana conquistou tudo que sempre quis estudou nas melhores escolas, se tonou médica, ficou bem financeiramente. Mas faltava algo na vida dela que era um lar, família e filhos. E só quando ela sofre um infarto é que ela passa a perceber que era isto que faltava em sua vida. Então com a cara e a coragem ela abandona seu emprego no hospital e se muda para o interior. Assim ela faz novas amizades, conhece outro estilo de vida e começa a dar valor para essas pequenas coisas. E consequentemente ela acaba conseguindo o que queria: uma família e amigos verdadeiros.


Suzana

.....Você é a lua cheia
que dá sentido à meia-noite.
E a explicação da água
Para os seres vivos....

Matt


A vida de Suzana e Katie tem muito em comum inclusive o amor por Matt. As duas viviam mergulhadas em trabalho, não tinha tempo para passear, visitar a família, e curtir a si mesmo. Suzana teve que aprender a dar valor a essas coisas quando esteve perto da morte já Katie passa a valorizar essas coisas através dos exemplos da vida de Suzana. E mesmo a contra gosto assim que vai lendo o Diário Katie passa a admirar a mulher do Diário, ou seja, a Suzana esposa de Matt. É claro que muita coisa acontece na vida destas duas mulheres, tem cenas tristes, mas também tem final feliz.


O Livro tem uma história linda e a leitura flui fácil. Não conhecia o autor James Patterson, pelo pouco que li dele acho que ele se dedicava mais ao gênero suspense e de uns tempos pra cá ele escreveu alguns romances. Bom eu gostei bastante da escrita dele e já estou lendo outro livro do mesmo Primeiro Amor que é belíssimo também. Então super recomendo O Diário De Suzana Para Nicolas. Boa Leitura!



Postar um comentário

0 Comentários