Resenha: A Costureira De Dachau

A Costureira de Dachau – Mary Chamberlain





Sinopse: Londres, 1948. Ada Vaughn está encarcerada na prisão de Holloway, acusada de prostituição e assassinato. Quem é essa mulher? O que a levou a esse destino? Passado entre o glamour de Savoy e o desespero dos campos de concentração, A costureira de Dachau conta a história de uma mulher traída e abandonada que precisa sobreviver sozinha, contando apenas com a própria esperteza para sobreviver às tragédias da maior guerra que o mundo já enfrentou. Mas suas razões podem parecer suspeitas, e não há certeza de sua inocência… Será que uma simples costureira pode ter mais segredos do que se ousa imaginar?

A história de Ada Vaughnn começa alguns anos antes de sua prisão exatamente no ano de 1939 em Londres. Ada tem dezenove anos e trabalha como costureira, porém Ada é talentosa e tem um dom para a costura, no entanto vindo de uma família humilde ela não tem meios para abrir sua própria loja e se tornar uma costureira famosa. Como a maioria dos jovens Ada tem ambições de crescer, viajar, conhecer Paris, ganhar dinheiro e ter uma vida melhor.  Num determinado dia Ada conhece um homem Stanislaus sedutor, educado e aparentemente rico Ada vê nele seu passaporte para uma vida melhor. Apaixonada e esperançosa Ada aceita o convite de Stanislaus para passar uns dias em Paris, e mesmo não sabendo quase nada a respeito dele, e temendo um pouco por sua segurança Ada aceita o convite assim mesmo, porém esta séria a viajem que traria consequências trágicas irremediáveis para sua vida.

A vida de Ada começa a desmoronar quando já em Paris ela se encontra em pleno estouro da Segunda Guerra Mundial tonando difícil o retorno pra casa. E pra completar o terror Stanislaus à abandona em Namur na Bélgica, sozinha e com ameaças de bombas caindo a qualquer momento Ada consegue se disfarçar de freira, no entanto a sensação de segurança dura pouco, pois ela é capturada pelos Nazistas e feita prisioneira. Obrigada a cuidar de idosos numa espécie de hospital, Ada é sujeitada a tudo, limpar excrementos, limpar cadáveres etc. E depois de todo este sofrimento ela é mandada para a casa de um comandante em Dachau onde passa a exercer o trabalho/escravo de costureira.

Bom pessoal até aqui a vida de Ada foi um verdadeiro inferno ela passa anos em cativeiro de 1939 até 1946 se não me engano. Quando Guerra termina ela é resgatada e volta pra Londres. Apesar de todo sofrimento passado ela consegue recomeçar a vida. Só que ao invés dela aprender com os erros de antes principalmente o de não confiar em um homem sem saber nada a respeito sobre o mesmo, ela comete o mesmo erro de novo só que desta vez o destino foi ainda mais cruel e é onde ela vai parar na prisão.

Apesar de Ada ser uma pessoa boa à ambição e a ingenuidade dela levou-a a um destino trágico. É claro que não podemos negar que a maioria dos sofrimentos dela se deu por culpa do Stanislaus, mas quando ela tem a oportunidade de fazer as coisas diferentes ela não o faz e ainda confia de novo na pessoa errada. A palavra que melhor defini a personagem Ada pra mim é ingenuidade, pode parecer contraditório com algumas atitudes tomadas por Ada (quando ela mente para os pais e quando sente vergonha da condição em que vivi), porém a ingenuidade é parte da natureza sonhadora dela, Ada criou um mundo na cabeça que era incompatível com o momento da época. Com estouro da Segunda Guerra Mundial as pessoas estavam preocupadas em guardar alimentos, em fugir do país e se esconder. No entanto Ada deu as costas pra essa realidade. Se ela tivesse sido menos ambiciosa e mais pé no chão, talvez ela não passasse por tanto sofrimento. Mesmo quando ela conhece o Stanislaus que já era um mau caráter com ou sem Guerra e que provavelmente a relação deles não iria sair nada de bom. Eu acredito que se ela fosse menos ambiciosa o destino dela seria diferente ou pelo menos os danos seriam menores.

A Costureira de Dachau é aquele livro onde você gosta e não gosta do personagem. A história te prende e a escrita da autora é muito boa infelizmente não tem romance de contos de fadas. Enfim eu recomendo o livro pra quem gosta do gênero drama e histórias ambientadas na Segunda Guerra Mundial. Boa Leitura!


  A autora Mary Chamberlain/ Capa do Livro em Roma









Capa do Livro em Hungria






Capa do Livro na França






Postar um comentário

0 Comentários