Resenha: O Despertar da Senhorita Prim

 O Despertar da senhorita Prim - Natalia Sanmartín Fenollera 



Sinopse: Um inusitado anúncio de emprego e uma certa nostalgia sem explicação: eis o que levou Prudência Prim a Santo Ireneu de Arnois, um povoado encantador com habitantes bem pouco convencionais. Deixando de lado a sua condição de mulher qualificada e independente, a senhorita Prim passa a trabalhar para o misterioso homem da poltrona, um cavalheiro inteligente e profundo, mas pouco dado à delicadeza. Através de deslumbramentos, constrangimentos, diálogos filosóficos e muitas xícaras de chá, a senhorita vai aos poucos descobrindo o que faz daquele povoado um lugar tão fascinante: Santo Ireneu de Arnois era ""uma colônia de refugiados do mundo moderno"". Narrado com brilhantismo e inteligência, O despertar da senhorita Prim nos leva para uma viagem inesquecível em busca do paraíso perdido, da harmonia e da beleza, e da profundidade escondida nas pequenas coisas da vida.


"Disseram-me que valoriza a delicadeza e que anseia pela beleza – prosseguiu o ancião. – Procure, então, a beleza, menina Prim. Procure-a no silêncio, procure-a na calma, procure-a na noite e procure-a também na aurora. Pare para fechar as portas, enquanto a procura, e não fique surpreendida se descobrir que ela não vive nos museus nem se esconde nos palácios. Não fique surpreendida se descobrir que a beleza não é um quê, mas sim um quem."


Olá! Leitores!

"O despertar da senhorita Prim" conta a história da jovem Prudence que após um anuncio de emprego resolve ir até o povoado de Santo Ireneo tentar a vaga. No entanto ao chegar para a entrevista ela percebe algo peculiar na cidade e nós moradores, porém não consegue definir bem o que é. E após uma entrevista com o empregador ela é contratada, para organizar uma biblioteca. Porém a casa a qual trabalhará está cheia de crianças perspicazes dotadas de uma inteligência genuína. 

Bom a Prudence quando busca um emprego longe da cidade grande, é porque ela está cansada de sua rotina, dos sorrisos falsos, e de uma busca pessoal a qual ela não entende. Então ela acha que  outro emprego, longe de tudo, e em uma cidade pequena irá resolver seus problemas. No entanto é justamente ao contrário. E uma das pessoas que irá mudar a vida dela é seu chefe mais conhecido como "o homem da poltrona". Ele e a Prudence conversam sobre diversos temas, e sempre travam diálogos interessantes ele é um homem muito inteligente e que tem uma visão diferente sobre o mundo e como deve ser a educação de crianças, já que ele cuida dos seus sobrinhos depois da morte de sua irmã. 

No decorrer da trama ela percebe que está apaixonada pelo chefe, e isto a faz questionar algumas coisas, no começo ela fica relutante, pois não acredita em "casamentos" mas depois ela compreende os sentimentos que tem. 

E pode tirar da mente, tudo que você já leu sobre relacionamentos e amor, porque o livro segue uma linha diferente. Porque "o homem da poltrona" ele vive aquilo que realmente acha verdadeiro, no sentido de não viver sentimentos levianos de momentos. E Prudence estava acostumada a coisas "mornas" tanta afetivamente como profissionalmente.

A trama trás temas que muito se fala hoje em dia que nós já sabemos de cor, mas insistimos em ignorar, como o modo de vida que levamos, o que realmente importa para ser feliz. E não precisa ser nenhum gênio pra sabermos que falta alguma coisa no mundo. Tem algo errado. E neste caso aqui do livro o "despertar" está relacionado a simplicidade, as coisas bela que a gente não enxerga e claro o óbvio Deus.

Então o livro tem leitura rápida e fácil, só não gostei muito do final, mas eu compreendi as dificuldades da personagem. Enfim vale muito a pena ler. Boa Leitura! 


"Não me procurarias, se não me tivesses encontrado já. ...Ninguém inicia essa demanda se não encontrou já o que procura. E ninguém encontra o que procura, o Ele que procura, se este não tomar a iniciativa de se deixar encontrar. Acredite quando lhe digo que se trata de um jogo em que todas as cartas estão na mesma mão...



Postar um comentário

0 Comentários