Resenha Do Livro "O Passeador De Livros


O PASSEADOR DE LIVROS - CARSTEN HENN









Sinopse: Uma fábula moderna e atemporal sobre o poder que a conexão entre pessoas e livros tem de transformar a realidade. Do alto de seus 72 anos, ainda é com bastante vigor e alegria que, todas as tardes, Carl Kollhoff sai para entregar os livros encomendados por seus clientes mais especiais. Tão fiel à tarefa quanto os ponteiros de um relógio, o livreiro da tradicional Ao Portão da Cidade percorre as pitorescas ruas da região e, como nas páginas de seus preciosos livros, observa o mundo real e seus habitantes também por uma ótica lúdica e imaginativa. É graças a esse olhar que Carl tem a chance de trocar umas palavrinhas com um elegante cavalheiro ao estilo da Inglaterra vitoriana, um certo sr. Fitzwilliam Darcy; de solucionar misteriosos erros tipográficos para satisfazer a curiosidade implacável da sra. Píppi Meialonga; e de conhecer tantos outros clientes que habitam o limiar entre fantasia e realidade. Complexos e fascinantes como as personagens de um bom clássico, todos têm algo em comum além dos apelidos com seus equivalentes literários: estão presos no próprio universo. Traumas do passado e do presente, inadequação, solidão e violência são apenas algumas das grades que os aprisionam. Mas, se cada novo volume que recebem de Carl carrega consigo uma esperança renovada de encontrarem a redenção, como ficarão essas pessoas com o livreiro prestes a perder seu emprego? Serão necessários o poder dos livros e a força do carisma de Schascha uma menina de nove anos que se torna a improvável companheira dele  para que todos, inclusive o próprio Carl, encontrem a coragem para superar seus obstáculos e criar laços verdadeiros.



Olá! Leitores!

Em "O Passeador De Livros" conhecemos Carl um senhor de 72 anos que entrega livros pelos bairros de sua cidade. Um dia Carl sente que está sendo observado, mas continua sua jornada, no entanto esse sentimento se confirma quando uma garotinha chamada Schascha se aproxima dele, começa a conversar e insisti em acompanhar Carl durante suas entregas. 


Aos poucos amizade entre os dois vão crescendo, e Carl que até então era um velho solitário, com a mesma rotina programada durante anos, começa a ver a vida de forma diferente.


Para cada leitor Carl escolhe um livro específico de acordo com a aparente personalidade de cada um. Acontece que quando a garotinha passa a acompanhar Carl as entregas começam ir além de leitor e entregador de livros. Pois a garotinha é observadora, esperta e muito inteligente. 


E com a ajuda de Schascha, Carl passa a conhecer um pouco mais dos seus leitores. Esses por sua vez são pessoas comuns como nós, porém cada um carregando sua dores e anseios, e buscando consolo através dos livros. 


Porém Carl entregava aos seus "clientes leitores", livros que não despertavam, nada além dos sentimentos que os mesmos possuíam, era como se Carl alimentasse um leitor, ansioso com livros que provocassem mais ansiedade, ao invés de indicar a esse leitor, justamente livros que façam o contrário. Mas não era por maldade, e sim por achar que era o certo. E é aí que entra Schascha que tenta mudar essa realidade, não só dos leitores de Carl, como o próprio. Então os dois juntos passam a ajudar esses "clientes leitores", com seus problemas. 


Autor abordou problemas do nosso dia a dia como: alfabetização, violência doméstica, autoestima e até medos comuns. Todos estes problemas, poderia ter tornar a obra pesada, dramática, mas Carsten Henn apresentou "isto" de uma foram brilhante e simples, inclusive as soluções dos problemas.


Gente eu não quero dar muito spoiler deste livro, porque foi uma leitura tão agradável, que não quero estragar as surpresas do livro. Podem ler sem receios, pois os personagens são cativantes e com conteúdos. Nunca tinha ouvido falar deste autor, mas posso dizer que se ele escrever mais livro desse modo, ele ganhou uma fã. E não quero dizer que é um livro, "super isto" "super aquilo" nada disso, o que me encantou foi simplicidade da obra. Pra mim não teve um capítulo ou trecho enjoativo ou que fosse demais, pelo contrário, tudo muito bem amarrado. E sem contar a várias indicações de leitura que o autor nos brinda durante a trama.


Bom engraçado, porque quando vi esse livro pela primeira vez, algo me dizia que era uma obra muito boa, e minha intuição não errada Então recomendo essa leitura a todos, não tem como alguém não gostar desta obra.


E se você gostou da resenha, compartilhe com os amigos. Abraços!
















Postar um comentário

4 Comentários

  1. Oi, Rosemary! Fico feliz que o livro tenha lhe agradado em cheio. Que bom que curtiu! Fiquei super curioso com este livro. Quando der o lerei com certeza. Sua resenha está incrível, viu. Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Luciano! Obrigada, que bom que gostou da resenha. Espero que possa ler o livro, pois ele é execelente. E a propósito como passou o aniversário? Espero que tenho festejado bastante. Ontem não pude escrever, mas te desejo muitas felicidades, que Deus ilumene sempe seu caminho, e que vc realize todos os os seus sonhos. Parabéns! Abraços!

    ResponderExcluir
  3. O meu dia foi ótimo, inclusive ganhei uns quilinhos a mais comendo bolo e salgadinhos. Aliás eu gosto mais dos salgadinhos do que bolo, pois prefiro comida salgada. Muito obrigado pela felicitação, viu. Você é um amor de pessoa. Lhe desejo muitas realizações em sua vida também. Você é merecedora de tudo de bom. Que Deus ilumine sempre o seu caminho e lhe abençoe a cada dia. Muito obrigado. Um abraço querida!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Luciano! No nosso aniversário é permitido algumas extravagâncias kkkk. E muito obrigada pelo carinho. Abraços!

    ResponderExcluir

Obrigada! Volte Sempre!