Resenha: A Última Fugitiva


A Última Fugitiva - Tracy Chevalier



Sinopse: A autora best-seller de Moça com Brinco de Pérola, Tracy Chevalier, realiza sua primeira incursão ficcional na história norte-americana em A Última Fugitiva, trazendo à vida a Ferrovia Subterrânea e iluminando os princípios, as paixões e as realidades que alimentaram esse extraordinário movimento pela liberdade. Quando a recatada Honor Bright embarca com a irmã em um navio partindo de Bristol, na Inglaterra, em direção ao Novo Mundo, está fugindo de uma frustração amorosa. Mas, ao se aclimatar à Ohio de 1850, dá de encontro com uma vida precária e sem graça, em uma cidade repleta de ruas enlameadas e florestas que servem de esconderijo para escravos que fogem para a liberdade no norte do país. Deveria Honor esconder os fugitivos dos impiedosos homens que os perseguem? Ao mesmo tempo em que luta para encontrar seu lugar e sua voz, Honor precisa decidir o que aceita arriscar em prol daquilo em que acredita.




“A Última Fugitiva” conta a história de Honor uma jovem inglesa que depois de uma desilusão amorosa embarca para os Estados Unidos com irmã Grace que tem um pretendente a espera, o ano é 1850 período difícil para os negros na América que lutavam pela liberdade e fim da escravidão. Quando Honor desembarca neste novo país nada a agrada o clima, as ruas, as casas, tudo parece estranho e inviável. Depois de uma adaptação difícil Honor acaba se casando e aos poucos começa aceitar aquele lugar. No entanto mais uma vez Honor vê que algo que não a agrada no novo país, à escravidão, e quando de repente escravos fugitivos começam a aparecer na fazenda aonde mora, ela pensa não duas vezes em ajudá-los o problema é que ela é uma Quakers religião a qual os membros veem todos os seres humanos como iguais independe da cor ou posição social, além do fato deles não poder beber, fumar, usar roupas coloridas e mentir. E é aí que Honor fica em um dilema, pois quando ela é interrogada pela sua família e um caçador de escravos se ela está ajudando escravos fugitivos, ela não pode mentir, o que a leva a questionar a realidade que a cerca. Honor é uma personagem que sofreu muito e que na maioria das vezes aceitava o que o destino lhe dava sem muito reclamar. Mas tudo muda quando ela percebe que não se encaixa na vida que o destino está lhe dando.

Enfim o livro é muito bom, e eu gostei de conhecer mais sobre a Religião Quakers algo que não sabia quase nada a respeito. Meu único ponto negativo é que eu achei que a autora poderia aprofundar um pouquinho mais na vida dos escravos, nas leis da época e tal. Então recomendo. Boa Leitura!

Postar um comentário

0 Comentários