Resenha: A Garota Alemã


A Garota Alemã - Armando Lucas Correa



Sinopse: Baseado numa história real, A Garota Alemã é um romance magistral. A bordo do famoso transatlântico St. Louis, uma garota de 11 anos e 936 refugiados judeus fogem da Alemanha Nazista. Berlim, 1939. Hannah Rosenthal, de 11 anos, tinha uma vida de contos de fadas. Ela passava as tardes no parque com seu melhor amigo, Leo Martin. Mas, agora, as ruas estão cheias de nazistas. Eles vislumbram uma esperança para sair desse inferno: o St. Louis, um transatlântico que pode propiciar aos judeus uma travessia segura para Cuba. Mas logo as circunstâncias da guerra mudam e o navio que era sua salvação agora parece ser a sua sentença de morte. Nova York, 2014. Anna Rosen, ao fazer 12 anos, recebe um envelope misterioso de Hannah, uma tia-avó que criou o pai falecido. O conteúdo do envelope inspira Anna e a mãe a viajarem a Cuba para conhecer Hannah e descobrir a verdade sobre o trágico passado da família.





“A Garota Alemã conta a história de duas meninas Anna e Hannah ambas com a mesma idade de onze anos, no entanto a história de Anna se passa em 2014 e a de Hannah em 1939 durante a Segunda Guerra Mundial, além do parentesco ambas tem uma situação de vida parecida. Hannah que com a chegada da guerra vê sua mãe se definhar na tristeza e no desespero vê em seu único amigo Leo sua esperança de um futuro melhor, já que seu pai aos poucos vai se deixando levar pela tristeza da mãe. Hannah e Leo correm pelas ruas de Berlim e aos poucos percebem à medida que o dias avançam como as pessoas começam a tratarem eles como “lixo” e quando descobrem que seus pais planejam sair do país em um transatlântico para um país desconhecido, mesmo com medo eles veem este lugar como um porto seguro. Já a história de Anna se passa em Nova York em 2014, semelhante a situação de Hannah Anna também vê sua mãe se definhar na cama de tristeza pela morte do pai que ocorreu há doze anos antes de Anna nascer, com medo de perder a mãe e sem amigos suas esperanças de um futuro melhor são renovadas quando elas recebem um envelope de Hannah (que é tia do pai de Anna) convidando-as par visitá-la em Cuba. Assim mãe e filha partem de viagem para Cuba Anna com propósito de conhecer quem realmente foi seu pai e mãe dela vê a viagem como um ponto de partida para amenizar a dor da perda do marido que era um sujeito calado e misterioso. Enfim o encontro delas com Hannah muda totalmente a vida delas por acabarem conhecendo um pouco mais da família do pai.

O livro é muito bom, tem uma narrativa excelente, e a história te prende. Narrado por Anna e Hannah, a história delas são bem parecidas e o autor não distanciou um momento do outro, por exemplo, quando Hannah falava da mãe que estava triste e não saia de casa a Anna também falava, terminava um capítulo com um tema e começava outro com o mesmo tema, talvez alguns leitores vão se incomodar , mas o grande trunfo pra seguir esta linha é a narrativa do autor que é muito boa.

Enfim quanto mais eu leio sobre a Segunda Guerra Mundial mais me surpreendo, a história deste livro é baseada em fatos reais, o que acontece é que o St. Louis o transatlântico que saiu de Berlim para Cuba não teve permissão pra atracar no país e poucos passageiros conseguiram desembarcar e o pior é que os passageiros a maioria judeus já tinham pagado pela passagem, pelo visto e ainda tinham pagado certa quantia pra permanecer no país, dali o navio tentou atracar nos Estados Unidos e no Canadá e mais uma vez foi negado o desembarque. É triste pensar que isto ocorreu de verdade e quando os passageiros judeus pisaram em solo Europeu porque não tinham mais para onde ir a maioria dos países já estavam sobre o domínio do nazismo. Eu imagino o que mais de horror deve ter este período da história. Então “A Garota Alemã” super recomendo não só porque o livro é muito bom, mas porque tive uma grande surpresa, pois quando postei uma foto de capa do livro no instagram o próprio autor Armando Lucas Correa não só deixou um like como me agradeceu pela escolha do livro. Boa Leitura!

Postar um comentário

0 Comentários