Entrevista: Heather Morris


Entrevista do Site Goodread a Heather Morris autora do Livro:
“O Tatuador De Auschwitz”



Me Acompanhe nas Redes Sociais:




O romance de estreia de Heather Morris, The Tattooist of Auschwitz , começou com uma pergunta simples: se ela gostaria de conhecer um homem que tivesse uma história para contar? O encontro de Morris com Ludwig (Lale) Sokolov mudaria sua vida. Sokolov era um judeu eslovaco que foi transportado para Auschwitz em 1942 e se tornou a pessoa que tatuou números de identificação nazistas nos braços de outros judeus. Um dia, ele segurou o braço de uma garota de 18 anos, vestida de farrapos, a cabeça raspada e a vida mudada. A história que ele queria contar a Morris era sua história de amor com aquela garota, Gita. Morris passou os próximos três anos entrevistando Sokolov para o livro que detalha o tempo do casal juntos em Auschwitz-Birkenau, documentando como eles se apaixonaram enquanto suportavam dificuldades e atrocidades inimagináveis.

Entrevista do Site  Goodreads

Conte-nos um pouco sobre você e como você se tornou uma escritora.

Heather Morris: Eu era uma ávida leitora na infância, não tendo acesso à televisão até os 12 anos de idade, e sempre fui atraída por histórias verdadeiras, autobiografias, memórias. A vida interveio - trabalho, família - e só quando meus filhos eram adultos, decidi seguir meu desejo de escrever. Eu estudei roteiro, achando que era um meio com o qual eu me sentia confortável. Esta história foi escrita primeiro como roteiro por mim. Foi só quando percebi que ter um roteiro desenvolvido era quase impossível e decidi escrevê-lo como um romance. Minha ideia teimosa de que deveria ser contada na tela impediu que essa história fosse contada por mais de dez anos.


O tatuador de Auschwitz é baseado na história real de Lale Sokolov, o judeu eslovaco que tatuou números de campos de concentração nos braços de prisioneiros recém-chegados. Como você descobriu essa história?

Heather Morris: Eu tinha escrito vários roteiros baseados em eventos reais e pessoas interessantes que eu tive o privilégio de conhecer. Enquanto tomava café com uma amiga um dia, ela mencionou casualmente que tinha uma amiga cuja mãe havia morrido recentemente e cujo pai pedira a ela que encontrasse alguém para contar uma "história", e essa pessoa não poderia ser judia. Sabendo que eu não era judia, ela me perguntou se eu gostaria de conhecer o cavalheiro. Eu disse sim.


Por que foi importante para Lale encontrar uma pessoa não judia para contar sua história?

Heather Morris: Era essencial para Lale que quem quer que ele contasse sua história não tivesse nenhuma bagagem, nenhuma conexão familiar com o Holocausto. Ele queria alguém que pudesse contar sua história para quem pudesse ouvi-lo com a mente aberta. Eu disse a ele que estaria pesquisando o máximo que pudesse. Ele me disse que não me contaria sua história se eu não fizesse o meu dever de casa para verificar quem ele era e o que ele fazia em Auschwitz-Birkenau.


Eu li que você passou três anos gravando a história de Lale antes de ele morrer em 2006. Diga-me como foi essa experiência para você.

Heather Morris: Nosso relacionamento mudou de escritor fantasma a amigos, começamos a ir ao cinema. Afinal, Lale tinha que encontrar o ator perfeito para interpretar a si mesmo. (Ele se estabeleceu em Ryan Gosling; ele já havia decidido que apenas Natalie Portman poderia interpretar Gita.) E ele me levou para eventos sociais, onde ele costumava me apresentar como sua namorada. Eu tentei puxá-lo para cima em uma ocasião, dizendo na frente dos outros: "Lale, você não pode continuar me chamando de sua namorada, você sabe que eu sou casada." Seu rosto caiu, seu olhar de cachorrinho triste e ele calmamente disse: "Ok, ela não é minha namorada". Ele olhou para cima com um sorriso insolente e continuou: "Ela é minha amante!" Lale tornou-se parte da minha família. Meu marido o acolheu em nossa casa e vida, e meus três filhos adultos caíram sob seu feitiço. Eu até o deixei flertar com minha filha. Aproveitei o tempo para conhecer Lale e, o mais importante, ele me conheceu e a minha família, e assim ele se abriu. Minha experiência com ele é uma que eu sempre aprecio. Eu tive sua história bem e verdadeiramente depois de 10 a 12 meses, e o restante de nosso tempo juntos foi o de amigos. Eu o apresentei a uma empresa de cinema, que optou pelo meu roteiro, e momentos maravilhosos foram feitos por todos nós enquanto nos esforçávamos para desenvolver o roteiro. Infelizmente, isso não aconteceu em sua vida.


Por que você decidiu escrever este livro como ficção? Como sua história difere da história de amor entre Lale e Gita?

Heather Morris: Para escrever o livro como um livro de memórias ou biografia, eu teria que deixar de fora Gita... Além das vezes que ela e Lale estavam juntos. Eu queria tecer sua história de amor nos eventos, tragédias e horror documentados a partir de seu tempo em Auschwitz-Birkenau. Lale não conseguia lembrar os nomes de alguns dos prisioneiros com quem ele interagia, e eu não queria me referir a eles como Prisioneiro Um ou Prisioneiro Dois. Eu queria dar-lhes nomes, para que o leitor pudesse visualizar e se relacionar com eles como pessoas. Tenho sorte de ter uma fita de vídeo de Gita falando de seu tempo no acampamento. Eu também conheci uma amiga dela que estava com ela no acampamento. Então, entre o vídeo e as histórias da amiga de Gita, eu poderia escrever sobre a dor e o sofrimento que as garotas sofreram algo que eu não poderia ter incluído se o escrevesse simplesmente como livro de memórias de Lale.


Você pode recomendar livros criados durante a Segunda Guerra Mundial que ajudaram a influenciar a escrita do seu livro?

Heather Morris: Eu deliberadamente fiquei longe de livros acadêmicos. Os livros seguintes me deu uma visão e me tocou de diferentes maneiras, e eu os recomendaria sem reservas como histórias poderosas para serem lidas e lembradas: Noite de Elie Wiesel , Minhas Duas Vidas de Lotte Weiss , Sobrevivência em Auschwitz de Primo Levi e O Garoto do Pijama Listrado de John Boyne .


O que você espera que os leitores tirem da leitura do seu livro de estreia?

Heather Morris: Nunca esqueça. O Holocausto aconteceu. Houve sobreviventes. Na minha história, contei aos leitores o amor, a esperança e a coragem de duas pessoas que sobreviveram ao pior que a humanidade poderia lançar contra eles. Eu tenho sorte de ter um final feliz. Um final de Hollywood. Um final verdadeiro. Tente viver pelo lema que Lale passou a vida vivendo: se você acordar de manhã, é um bom dia.


Este livro foi publicado no início deste ano na Austrália e no Reino Unido, onde se tornou um grande sucesso (atualmente tem uma classificação de 4,39 estrelas em Goodreads, com mais de 25.700 resenhas). Agora está vindo para a América do Norte. Por que você acha que esta história está ressoando com os leitores?

Heather Morris: Em abril deste ano, passei três dias em Cracóvia e Auschwitz-Birkenau com os jovens estudantes judeus que participaram da Marcha anual dos vivos. Falei com centenas de jovens da Austrália, América do Norte, Reino Unido e África do Sul. Estavam passando uma semana aprendendo sobre o preço que seus antepassados ​​pagaram nesse campo de extermínio em particular. Muitos deles me disseram que me ouvir falar sobre Lale e Gita ressoou mais com eles do que as estatísticas que estavam sendo dadas a eles. Seis milhões de judeus morreram no Holocausto. Um milhão e meio de pessoas foram mortas apenas em Auschwitz-Birkenau. Eu estava contando uma história de apenas duas pessoas. Gita tinha a idade deles, e eles me disseram que através desse microcosmo eles poderiam se relacionar com o que aconteceu no acampamento. Eles poderiam imaginar duas pessoas. Sentir sua dor e privação. A história de onde eles estavam se tornou mais real para eles. Eu gosto de lembrar as pessoas que eu não escrevi a história do Holocausto. Eu escrevi uma história do Holocausto. A história de Lale e Gita.


O que você está lendo atualmente e quais livros você está recomendando para seus amigos?

Heather Morris: Atualmente estou lendo um romance de estreia da minha editora, Angela Meyer - A Superior Spectre. Eu sei que vou recomendar muito quando terminar. O outro livro que estou recomendando é também um romance de estreia, de uma jovem inglesa, Kim Sherwood – Testament.


O que vem a seguir para você? Alguma pré-visualização que você pode dar aos leitores?

Heather Morris : Muitas pessoas escreveram para mim, querendo saber sobre um dos personagens do meu livro - Cilka. Aqui está uma prévia do meu próximo projeto:  Sua beleza salvou sua vida e a condenou. Cilka tem 16 anos quando é levada para o Campo de Concentração de Auschwitz-Birkenau em 1942. A comandante em Birkenau, Schwarzhuber, percebe seus longos cabelos bonitos e força sua separação das outras mulheres prisioneiras. Cilka aprende rapidamente que o poder, mesmo que involuntariamente dado, é igual à sobrevivência.  Após a libertação, Cilka é acusada como colaboradora e enviada para a Sibéria. Mas houve escolha em suas ações? Onde estão as linhas de moralidade e dignidade se você está preso em tal lugar, e ainda essencialmente uma criança?  Entrando no Gulag, as mulheres são despidas e feitas para esperar, nuas, na neve. A vez de Cilka chega, e ela é mais ou menos procurada. O guarda olha para ela por muito tempo. Como ela pode estar de volta na situação em que ela estava antes? Desta vez, seu cabelo longo – e todo o cabelo em seu corpo - é raspado. Ela não percebe que estará aqui por muito, muito tempo. Mas nesta escuridão inimaginável, esse terror além do terror, ela encontrará recursos infinitos dentro de si mesma.

Fonte: Goodreads

E aí pessoal gostaram da Entrevista? Eu achei bacana demais! Vi este livro “O Tatuador De Auschwitz” em algumas propagandas, mas não imaginava uma historia tão magnifica apesar de terem partes tristes. Se eu já tinha ficado interessada neste livro, agora fiquei mais ainda depois de saber realmente a história por trás do livro sem contar a prévia do próximo livro dela que ela menciona no final da entrevista, este também parece ser ótimo.



O Tatuador De Auschwitz - Heather Morris



Sinopse: Este belo e iluminado conto de esperança e coragem é baseado em entrevistas conduzidas com o sobrevivente do Holocausto e o tatuador de Auschwitz-Birkenau, Ludwig (Lale) Sokolov - uma história de amor inesquecível em meio à atrocidade. Em abril de 1942, Lale Sokolov, um judeu eslovaco, é transportado à força para os campos de concentração em Auschwitz-Birkenau. Quando seus captores descobrem que ele fala várias línguas, ele é colocado para trabalhar como um Tätowierer (a palavra alemã para tatuador), encarregado de marcar permanentemente seus companheiros de prisão. Preso por mais de dois anos e meio, Lale testemunha terríveis atrocidades e barbárie - mas também incríveis atos de bravura e compaixão. Arriscando sua própria vida, ele usa sua posição privilegiada para trocar jóias e dinheiro de judeus assassinados por comida para manter vivos seus companheiros de prisão. Um dia, em julho de 1942, Lale, prisioneiro 32407, conforta uma jovem trêmula esperando na fila para que o número 34902 seja tatuado em seu braço. O nome dela é Gita, e naquele primeiro encontro, Lale promete sobreviver de alguma forma ao acampamento e se casar com ela. Uma vivida, angustiante e finalmente esperançosa recriação das experiências de Lale Sokolov como o homem que tatuou as armas de milhares de prisioneiros com o que se tornaria um dos símbolos mais potentes do Holocausto, O tatuador de Auschwitz.é também um testemunho da resistência do amor e da humanidade sob as mais obscuras condições possíveis.

Postar um comentário

0 Comentários