Resenha: O Fio

O Fio - Victoria Hislop

Sinopse: Tessalônica, 1917. No momento do nascimento de Dimitri Komninos, o fogo devasta a cidade multicultural onde cristãos, judeus e muçulmanos convivem lado a lado. Essa é a primeira das muitas catástrofes que modificaram o lugar para sempre, enquanto a guerra, o medo e a perseguição começavam a dividir o povo.
Cinco anos depois, a jovem Katerina foge para a Grécia quando sua casa na Ásia Menor é destruída pelo exército turco. Ao se perder da mãe em meio ao caos, ela acaba em um navio cujo destino é desconhecido. Desde esse dia, as vidas de Dimitri e Katerina se entrelaçam: entre si e com a história da cidade. Tessalônica, 2007. Um jovem ouve a história de seus avós pela primeira vez e percebe que precisa tomar uma decisão. Por muitas décadas, o casal guardou as memórias e os tesouros de pessoas forçadas a abandonar sua terra natal. Agora, o rapaz terá que escolher entre deixar a cidade ou permanecer ali e fazer de Tessalônica sua casa.





Olá! Leitores!

O "O Fio" conta a história de Dimitri e Katerina, tudo começa quando o neto deles vai passar alguns dias com eles em Tessalônica e em meio a conversas o neto se interessa em saber porque os avós amam tanto aquela cidade. Então o casal resolve contar ao neto como os dois se conheceram e como a cidade se tornou para eles tão importante. 

Voltando ao passado no começo da década de vinte Dimitri e Katerina se conhecem quando ainda são crianças, no entanto apesar de morarem na mesma rua os dois tem vidas totalmente diferentes uma da outra Dimitri vem de uma família rica e está apenas passando algum tempo naquela rua simples aonde moram, já Katerina é uma refugiada que se perdeu da mãe durante uma guerra em seu país e que foi acolhida por uma senhora gentil. 

Enfim os anos passam os sentimentos dos dois toma uma forma diferente da de apenas amigos. Mas nada acontece, até que chega novamente outra guerra neste caso a Segunda Guerra Mundial. Já adultos Dimitri estudou e se formou mas, com a guerra ele acaba se juntando a resistência contra o exército alemão enquanto que Katerina vai aperfeiçoado um dom que tem desde criança, o da costura (por isto o nome O Fio).

Bom a história tem muitos detalhes: sobre as guerras que aconteceram  na Grécia no começo do século XX, detalhes sobre a vida e infância de Dimitri e Katerina, sobre os judeus, os alemães, sobre os turcos, e sobre a arte de costurar... Nossa são muitas "sub tramas" fica até difícil de destrinchar. Enfim focando nos personagens, vou ser sincera não gostei muito da Katerina, mesmo com tudo o que sofreu ela não me cativou, nem para torcer por ela e nem pelo romance dela com o Dimitri, este também não senti firmeza. Sem contar que a autora no meio da história dá um rumo inesperado a vida de Katerina que acabou com o encanto, tirou o caráter da personagem sinceramente achei que não precisava "destas coisas"  pra história. Achei até  meio grotesco sei lá... ( única palavra que me vem a mente é está). Mas gosto é gosto... Então não é um livro que eu indicaria se alguém me pedisse opinião com relação ao tema do livro, já li livros excelente com o mesmo tema sem muitos detalhes, mas com uma trama impactante. Enfim se lerem me contem abaixo o que acharam. Boa Leitura!





Postar um comentário

0 Comentários