Resenha: Por Ti Resistirei

Por Ti Resistirei - Júlio Magalhães





Sinopse: Carlos e Nicole conheceram-se nas ruas de Paris. As tropas alemãs avançavam em passo forte e determinado, mas todos acreditavam que a capital francesa estava a salvo da loucura de Adolf Hitler. Enganavam-se. Em poucas semanas, as tropas nazis estavam às portas de Paris e milhares de refugiados procuravam salvação. Nicole encontrou-a em Bordéus pelas mãos do embaixador Aristides de Sousa Mendes que lhe entregou um visto para chegar até Portugal, onde finalmente cairia nos braços do seu amado.
Longe da guerra, longe do perigo, longe do estigma de ser judia, seria finalmente feliz. Mas há preconceitos que são difíceis de quebrar e mais uma vez os dois amantes são obrigados a seguir caminhos diferentes. Carlos fica em Lisboa, entre os negócios do pai, um homem influente na sociedade salazarista e a doença da mãe. Nicole parte para Londres, uma cidade que vive dias dramáticos sob a ameaça de ser bombardeada pela aviação alemã. Participa no esforço de guerra da melhor forma que sabe, vestindo a farda de enfermeira, pondo em risco a sua vida para ajudar os outros. Na esperança de conseguir esquecer Carlos. Contudo no meio dos escombros da Segunda Guerra Mundial há um amor capaz de resistir a tudo.








"Por Ti Resisitirei" foi um livro que eu quase deixei de lado, isto porque o autor também é um jornalista e eu li muitas críticas negativas sobre seus livros talvez muitas delas até mais por preconceito, mas vou dizer a narrativa dele é boa e as vezes o importante é saber contar uma boa história e isto ele consegue fazer, tanto que já estou lendo outro livro dele. Enfim "Por Ti Resistirei" conta a história de Nicole e Carlos um casal jovem que se conhecem em Paris e acabam se apaixonando, no entanto o período que este romance acontece é o inicio da Segunda Guerra Mundial, e os empecilhos começam quando Nicole por ser judia começa a se sentir encurralada pela aproximação dos Nazista. Já Carlos precisa urgentemente retornar a seu país de origem Portugal. A situação para os dois é complicada, mas com uma forcinha do destino, depois que Carlos parte, Nicole também consegue embarcar para Portugal, na esperança de rever seu grande amor e de uma vida tranquila longe da Guerra. 

Porém o romance dos dois não agrada ao pai de Carlos um empresário rico e influente que vai tentar de tudo para separá-los. O que acaba conseguindo e Nicole se vê de novo em plena Guerra e os seus constantes bombardeios. Separados novamente e uma sucessão de mentiras do pai de Carlos os dois perdem as esperanças de algum dia se reencontrarem. Porém mais uma vez o destino da uma forcinha a eles e Carlos vai descobrindo o verdadeiro carácter do pai, enquanto Nicole vai vivendo um dia de cada vez já que a Guerra estava só começando.

Júlio Magalhães escreve uma história romântica, com detalhes riquíssimos das paisagens de Portugal e com acontecimentos históricos marcantes como o Regime Salazarista de Portugal (que por sinal era muito conservador e ditatorial). Eu recomendo sim o livro e as vezes temos deixar um pouquinho certas críticas de lado e tirar nossas próprias conclusões. Boa Leitura!




Postar um comentário

0 Comentários