Resenhas: "@mor" e "Emmi e Leo" de Daneil Glattauer

Olá! Leitores! No post de hoje trago a resenha dos Livros "Amor" e "Emmi e Leo" de Daniel Glattauer resolvi fazer as resenhas dos livros juntos, porque não justifica dois posts já que termenei de ler os dois livros. Então segue abaixo as sinopses e em seguida minha opinião.









Sinopse: Num e-mail enviado por engano, começa um relacionamento virtual que testa as convicções de Leo Leike e Emmi Rothner. Ele, ainda digerindo o fracasso de seu último relacionamento, responde de forma espirituosa a duas mensagens enviadas por engano por ela, que, inicialmente, só queria cancelar uma assinatura de revista. Depois, Emmi inclui Leo por engano entre os destinatários de um e-mail de boas festas. Na terceira troca de e-mails, o mal-entendido dá lugar à atração mútua, reforçada pelo fato de um nunca ter visto o outro. Nada como a curiosidade instigada por frases bem encadeadas chegando a intervalos regulares numa caixa postal eletrônica para que os dois se esqueçam dos possíveis impedimentos. A cada dia, Leo e Emmi se sentem mais impelidos a marcarem um encontro. Após trocas contínuas de mensagens, está claro para ambos que o marido dela e as feridas emocionais dele não serão obstáculos para que marquem um encontro. O único obstáculo real é a insegurança de ambos quanto à transformação da fantasia em realidade. A expectativa é uma faca de dois gumes e a realidade pode não estar à altura.











Sinopse: Emmi & Leo: a sétima onda é a sequência dessa história tão intrigante quanto inusitada e que surgiu por erro de endereçamento no envio de um email. Na atual etapa, Leo Leike retorna de Boston após uma longa ausência, e é recebido por uma caixa de emails lotada de notícias de Emmi Rothner. O sentimento dos dois não mudou, e eles reiniciam a troca de mensagens. Só que agora Leo está namorando a americana Pamela, e Emmi continua casada. A orgulhosa Emmi e o tímido Leo nunca estiveram tão próximos, e ao mesmo tempo tão distantes. Daniel Glattauer reconquista os leitores e a crítica internacional com seu peculiar olhar sobre as relações amorosas dos tempos atuais. A prova do fenômeno editorial da dupla de romances: @mor e Emmi & Leo foram traduzidos para quarenta idiomas e tiveram 64 montagens teatrais na Alemanha e Áustria.


Então pessoal aparentemente as sinopses acima nos dão alguma ideia bem clara do livro, a história é isto mesmo Emmi e Leo se conhecem através de um erro no envio de um e-mail. E acabam trocando mensagens, e relatando um para o outro os seus dia a dia, o que começa com uma amizade logo vira um sentimento mais profundo indo além da amizade. No entanto Emmi é casada e Leo é solteiro, porém vive em relacionamentos não muito sério. O fato de Emmi ser casada quase me fez desistir de ler o livro pois como já disse antes em outros posts não gosto de histórias de adultério, no entanto podem ler receio a história é muito bem escrita, e o autor toma todo um cuidado com os sentimento dos personagens, alias os dois livros são todos escritos até final em forma de e-mails (talvez isto incomode algumas pessoas, mas eu gosto desta forma de escrita). Bom o primeiro livro é mais sobre a vida dos personagens, já no segundo a o tão esperado encontro deles e o desenrolar da história. 

"...Mas cuidado com a sétima onda! Ela é imprevisível. Por um longo tempo ela é discreta, toma parte do jogo com um fluxo monótono, ajusta-se a suas antecessoras. Mas às vezes ela rebenta. E sempre ela apenas, sempre apenas a sétima onda. Pois ela é desgarrada, inofensiva, rebelde, passa por cima de tudo, forma tudo de novo. Para ela não existe qualquer antes, somente um agora. E depois é tudo diferente. Se melhor ou pior? Isso é algo que somente podem avaliar os que são pegos por ela, os que têm a coragem de enfrentá-la, de se entregar a seu encanto." 


Enfim eu gostei muito dos dois livro, mas o segundo foi melhor (acho que é meio obvio né hhaha). Emmi e Leo tem uma história que te prende do início ao fim não consegui largar os livros, e é uma leitura rápida, gostosa, com personagens que tem algo a acrescentar a leitura. Então super recomendo. Boa leitura.







 

Postar um comentário

0 Comentários