Resenha: La Flor del Azafrán Amarillo

La Flor del Azafrán Amarillo




Sinopse: Mattie nunca foi exatamente minha, e a consciência desse fato deveria ter me enchido com a mesma prontidão e certeza que o leite de seus seios. Apesar de ser um "bem" da minha família, apesar de estar no centro do meu universo, seus afetos mais profundos viviam em outro lugar. Por isso o consolo de tê-la andou de mãos dadas com o medo de um dia perdê-la. O que segue é a nossa história. No momento do nascimento, Lisbeth é separada de sua mãe e fica encarregada de Mattie, uma escrava que foi separada de seu próprio filho para atuar como leiteira. Assim começa um relacionamento intenso que moldará suas vidas por décadas. É Mattie, e não sua família, quem a ensina a gostar das pequenas coisas, quem lhe abre os olhos para a injustiça da escravidão, quem a ensina a amar incondicionalmente. Mas é possível que duas mulheres de origem tão díspar compartilhem esse vínculo sem consequências? Este conto comovente de amor improvável segue a jornada que cada um deles empreende em busca de sua própria liberdade.


Olá leitores! " La Flor del Azafrán Amarillo" conta a historia de Lisbeth e Mattie. A trama começa com a personagem de Mattie uma jovem negra (escrava) que é trazida para a casa dos patrões para ser ama de leite da filha deles, já que a patroa acha repugnante o ato de amamentar. A criança em questão é Lisbeth. A princípio Mattie sente certo rancor pela situação já que ela também estava amamentando seu filho e teve de abandoná-lo. No entanto os anos vão passando e relação que seria apenas um trabalho forçado para Mattie acaba se estendendo por anos já que Mattie e Lisbeth passam a ter uma relação próxima se igualando quase uma relação de amor entre uma mãe e sua filha. 

Bom a medida que Lisbeth cresce ela vai tomando consciência da real situação da vida dos escravos da fazenda onde mora e seus pais são os donos. Lembrando que a história começa lá em 1837 e vai se estendendo. Muitas coisas acontecem durante os anos que Lisbeth vai crescendo (infelizmente não posso contar senão estraga uma parte interessante do livro) então vou passar para a vida adulta de Lisbeth, nesta fase a personagem se encontra em um dilema porque ela vive em uma sociedade racista e hipócrita, mas ela tem um conforto e privilégio que poucos tem, e ainda tem de lidar com fato de que ela tem uma relação de "amizade" com escravos da fazenda algo que não era apropriado para a época. E quando ela fica noiva e estar preste a se casar, ela descobre algo que abala suas estruturas e deixa cair a venda dos fatos que ela via, mas que tentava ocultar. 

Neste meio tempo também vamos vendo o que acontece com a vida de Mattie nesta parte aqui achei que autora foi muito feliz porque ela deu vida a Mattie, ela não é apenas uma personagem somente citada por Lisbeth, ela tem voz, sentimentos,  tem a história dela e isto é um pouco raro de ser ver nos livros principalmente com personagens negros e escravos. 

A história é realmente linda a relação de Lisbeth e Mattie nos emociona demais. Tem momentos tristes? Sim, tem! Principalmente na parte dos maus tratos aos escravos, mas também tem romance, amizade, tem pontos históricos marcantes como a guerra civil americana e etc. A história ainda conta com um segundo livro que até pode ser lido separado mas aconselho a ler este primeiro. Eu não quero dar mais detalhes da história pra não estragar as surpresas, porque o livro é muito bonito, só teve um momento que cheguei a duvidar da personagem Lisbeth foi no momento antes dela se casar, eu achei que a personagem estava se perdendo, mas pelo contrário aquilo foi como gás que a autora deu a personagem. Enfim vale muito a pena ler, super recomendo. Boa leitura!



















Postar um comentário

0 Comentários