Resenha: Senhora Einstein

 

Senhora Einstein – Marie Benedict



Sinopse: Espero aprender, como há muito sugeri, se o tempo é mesmo relativo. Mileva “Mitza” Maric Einstein. Mileva Maric – ou Mitza, como gostava de ser chamada – sempre foi um pouco diferente das outras garotas. Em 1896, a maioria das jovens de 20 anos já está casada, não estudando física em uma universidade de elite em Zurique. Mitza, porém, é inteligente o bastante para saber que, para ela, a Matemática é um universo muito mais fácil de se navegar do que o casamento. Tudo corria como planejado até que um de seus colegas, Albert Einstein, passa a se interessar por ela muito além das dicas em cálculos. Ele via em Mitza uma capacidade intelectual superior até à dele e a força contrária perfeita para equilibrar a montanha-russa emocional que ele era. Uma paixão intensa e arrebatadora nasce entre os dois, transformando definitivamente o mundo de Mitza. No entanto, mesmo com todos os sonhos e planos que fizeram juntos, pode não haver espaço para mais de um gênio em um casamento. O primeiro romance de Marie Benedict descreve cuidadosamente a vida de Mileva – de estudante promissora a mãe solitária – com especial atenção aos conflitos entre objetivos pessoais e convenções sociais.


Olá! Leitores!

Que história é esta! E que escrita é esta desta autora, não a conhecia, mas estou impressionada, não consegui largar o livro.  A trama conta a história de Mileva Maric primeira esposa de Albert Einstein (físico teórico). Tudo começa no final do século 19 em Zurique na Suíça quando Mileva ainda jovem ingressa na universidade a fim de estudar física e matemática. No entanto, as mulheres não eram permitidas estudar em universidades ou fazer alguma coisa que não fossem ofícios para arrumar um marido. Porém Mileva consegue está vaga na universidade, e por ser uma moça inteligente e determinada, sabia que enfrentaria muitos preconceitos e que sua vida de estudante não seria fácil. Até que ela conhece Albert Einstein seu colega de sala. Os dois passam a se relacionar primeiro falando sobre física depois sobre seus sentimento um pelo outro. Até aqui tudo bem... O problema é que Mileva não queria se apaixonar pois não pensava em se casar pois a responsabilidade do casamento afetaria sua carreira. No entanto os sentimentos falam mais alto e ela acaba se casando com Albert. Porém nem tudo foi um mar de rosas. E a partir do seu casamento com Einstein sua vida vira um verdadeiro inferno. 

Bom pessoal é claro que antes dela se casar muitas coisas acontecem, e muitos destes acontecimentos não alegres e sim tristes e todos causado pelo seu relacionamento com Einstein. 

Então Mileva é muito inteligente e Albert percebe isto deste o primeiro momento em que a conhece, e talvez pela fragilidade, dela em ser a única mulher no meio físico aonde eles estudavam, ele acaba se aproveitando desta situação, seja nos estudos, nas teorias, e com os professores. A sensação que eu tive é que ele a usou o tempo todo. Ela o ajudava nos trabalhos, persuadia os professores para aceitar trabalhos atrasados de Ensiten e por fim ela formulava teorias, e resolvia os cálculos, mas quem levava os créditos era ele. Ela foi uma sombra dele. Ela se anulou para ele brilhar. Enstein não deixava ela crescer, ele foi cretino mesmo, acabou com vida e carreira promissora dela. Foi infiel, omisso, descompromissado, arrogante e egoísta. Nossa se metade desta história for verdadeira, como marido Albert Einstein foi um carrasco. Eu ia lendo e ficava me perguntando quando é que a Mileva ia dar um grito de basta, ele a humilhou de todas as maneiras possíveis. Mas apesar de tudo ela seguiu em frente e buscou em seu interior a mulher que um dia foi inteligente e determinada.

Enfim antes de escrever esta história a autora pesquisou bastante e como ela mesmo disse: tentou ser fiel ao máximo que pode. Ficção ou não, verdades ou não... O que sei é que o livro é muito bom e super recomendo. Boa Leitura!



Onde Comprar o Livro 👇


Senhora Einstein





 











Postar um comentário

2 Comentários

  1. Olá Rozemary, também acho o livro facinante e já tinha ouvido falar da autora. O fato é que com esta obra (mesmo sendo ficção) a história como a conhemos mudara totalmente.
    www.sramaia.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Sabias palavras... Depois de lermos o livro temos uma outra visão, e está é bem desconstruída da imagem que temos de Einstein. É incrível como a leitura nos faz sentir... neste momento também estou lendo "A Irmã Freud" e a cada página fico mais surpresa. Abraços!

      Excluir

Obrigada! Volte Sempre!