Resenha: O Guardião de Memórias


O Guardião de Memórias - Kim Edwards




Sinopse: Inverno de 1964. Uma violenta tempestade de neve obriga o Dr. David Henry a fazer o parto de seus filhos gêmeos. O menino, primeiro a nascer, é perfeitamente saudável, mas o médico logo reconhece na menina sinais da síndrome de Down. Guiado por um impulso irrefreável e por dolorosas lembranças do passado, Dr. Henry toma uma decisão que mudará para sempre a vida de todos e o assombrará até a morte: ele pede que sua enfermeira, Caroline, entregue a criança para adoção e diz à esposa que a menina não sobreviveu. Tocada pela fragilidade do bebê, Caroline decide sair da cidade e criar Phoebe como sua própria filha. E Norah, a mãe, jamais consegue se recuperar do imenso vazio causado pela ausência da menina. A partir daí, uma intrincada trama de segredos, mentiras e traições se desenrola, abrindo feridas que nem o tempo será capaz de curar.

 

Me Acompanhe Pelas Redes Sociais e Me Conheça um Pouco Mais:

Instagram





Linkedin


Olá! Leitores! Primeira resenha de 2021 e já começamos com  uma história muito emocionante e linda. "O Guardião de Memória" começa na metade da década de 60 e conta a história de Norah e David um casal jovem que espera seu primeiro filho. David é médico e Norah cuida da casa, no dia do nascimento do bebê uma tempestade de neve cai na cidade obrigando David a fazer uma parada na clínica onde trabalha, percebendo que teria de fazer o parto de sua esposa ele conta com a ajuda de Caroline uma enfermeira que trabalha com ele. Durante o parto o primeiro bebê nasce saudável; um menino. No entanto David percebe que outro bebê também está a caminho uma menina. Feliz, mas preocupado já que sua esposa está um pouco nauseada, sua felicidade logo se esvai quando percebe que a bebê tem síndrome de Down então ele toma uma decisão difícil, pede a Caroline que leve a menina para uma instituição, onde na época "essas crianças eram levadas". A enfermeira aceita, mas no caminho desiste e fica com a criança. Já David diz a Norah que a menina morreu.

Bom depois deste dia tudo muda na vida do casal porque Norah não aceita que sua filha tenha morrido e passa a viver em função do luto. Ela não supera a perda da filha e molda sua vida no sofrimento, o que acaba afetando seu casamento e um pouco sua relação com seu filho. Ela se afasta das amizades, passa a beber, comete infidelidades, e nada a deixa feliz. Já David carrega uma culpa tão grande que passa a usar a fotografia como um meio para fugir da realidade, já que ele sabe que Norah é infeliz por sua culpa, ( e só pra constar e não justificando a atitude dele, quando ele pede a Caroline que leve a menina,  não é em si pela Síndrome de Down, mas por algo que aconteceu na família dele no passado). Em compensação a Caroline pra mim teve uma atitude belíssima, humana, perfeita... Ela não viu a menina como um "problema" e sim como uma criatura indefesa que precisava de amor.

É muito difícil falar sobre a dor do outro, principalmente envolvendo o luto, tem pessoas que vão "superar" outras não, o problema da Norah é que seu luto afetou sua família e sua vida inteira, os momentos que seriam felizes, ela sempre transformava-os em melancolia. O David errou quando deixou que um acontecimento do passado afetasse sua vida presente, e no entanto a Norah fez quase a mesma coisa que ele. Eles tinham tudo pra serem felizes, mas um erro foi levando a outro. A história é tocante e bonita, por se passar na década de 60 e sem os recursos e informações que temos hoje podemos imaginar as situações deles. O que o livro nos deixa é uma grande reflexão: que tomar uma decisão difícil que afeta só sua vida é uma coisa, mas quando afeta outros diretamente (de uma forma ruim) pode ter certeza que nada vai dar certo.


Enfim eu super recomendo o livro e apesar de não ser uma publicação recente eu não conhecia está história, e muito menos que existe uma adaptação no cinema sobre o mesmo. Eu comecei assistir um pedacinho dele e gostei. Gente sério leiam vale muito a pena ler. Boa leitura!



Postar um comentário

0 Comentários