Resenha: Uma Promessa de Juventude

 

Uma Promessa de Juventude - María Reig



Sinopse: Suíça, 1939. Santa Úrsula recebe estudantes estrangeiros para o novo curso. Charlotte, uma das veteranas, será a responsável pela integração de Sara Suárez. Com o passar dos dias, as jovens forjam uma amizade que será interrompida pela guerra. Oxford, 1970. Caroline Eccleston prepara sua tese sobre internatos suíços na Segunda Guerra Mundial. A descoberta do fechamento inesperado de um deles desperta a curiosidade de Carol, que não hesita em viajar a Zurique para encontrar respostas.



"Alguma vez você já se perguntou o que é um lar, Srta. Eccleston? Ela me questionou retoricamente-. Eu tenho refletido sobre isso muitas vezes. O lar é um espaço simbólico com coordenadas geográficas e físicas. É aquele canto para o qual sempre voltamos, onde armazenamos memórias das diferentes etapas que vivemos. É onde habitam nossas conquistas e nossos fantasmas. É onde nos encontramos com aqueles que amamos, onde censuramos aqueles que odiamos. É provavelmente o único lugar onde somos nós mesmos; quatro paredes que conhecem o melhor e o pior de nossa alma corrompida. E isso, precisamente, foi St. Úrsula para mim."



Olá! Leitores!

O livro "Uma Promessa de Juventude" se passa em dois momentos, nos anos 70 e anos 40. Primeiro conhecemos Carolina Eccleston que está fazendo sua tese sobre os internatos suíços durante a Segunda Guerra Mundial e o impacto que a mesma teve na vida de seus estudantes. Durante as investigações ela chega até Charlotte Geiger, que foi aluna do Colégio St. Ursula um dos internatos que intriga, Carolina porque foi o único que fechou suas portas no ano de 1940 de forma abrupta. 

E assim ela parte para Zurique pra entrevistar Charlotte, que nos leva até 1939 e tudo o que se passou no colégio durante aquele período. Durante as revelações de Charlotte que na época tinha quase dezoito anos ela revela a Carolina que a interrupção das atividades no colégio ocorreu por causa de um escândalo. Então assim somos apresentadas a Charlotte e sua vida no internato (como se vestiam, o que comiam , como se comportavam e os segredos da vida de todos os professores e alunos). Apesar da Segunda Guerra Mundial está acontecendo não vemos o confronto direto e sim como a mesma afetava gradativamente a vida das pessoas inclusive das amigas de Charlotte: Sara, Évanie, Joanna e Liesl. 


Bom o livro é muito grande,  e a autora não poupa detalhes, quem gosta mais de ação talvez fique um pouco ansioso para ver as coisas acontecendo. Mas a trama tem mistérios, segredos, intrigas e etc.  Eu recomendo que caso tenham interesse neste livro que leiam com calma a história é muito boa e vale a pena, eu só acho que algumas partes não precisavam ser colocadas. Não vou revelar muita coisa na resenha porque tem muitas coisas interligadas, e basicamente a autora revela detalhes de todas as pessoas do colégio, o que as vezes costuma não esclarecer algo lá na frente, tanto que teve dois pontos na história que ficou meio "ar". Só posso dizer que o escândalo que fechou as portas do colégio tem haver com uma das amigas de Charlotte e claro a Guerra. Enfim vale a pena ler. Boa leitura!





Postar um comentário

2 Comentários

  1. Respostas
    1. Olá, André que bom, como disse acima o livro é um pouco grande, mas vale a pena! Abraços!

      Excluir

Obrigada! Volte Sempre!