Resenha: O Segredo da Livraria de Paris

O Segredo da Livraria de Paris - Lily Graham 





Sinopse: Valerie tinha três anos de idade quando foi levada de Paris para Londres, durante a Segunda Guerra Mundial. Agora, aos vinte anos e sozinha no mundo, ela se candidata, com nome falso, a uma vaga de emprego na livraria do avô, Vincent Dupont. Ele é seu único parente vivo e a única pessoa que sabe o que realmente aconteceu com seus pais biológicos. À medida que passa a conhecer melhor o ranzinza e reservado Dupont, Valerie vai puxando o fio da própria história. Mas essa história não se completa: qual seria o segredo devastador que Vincent estava disposto a tudo para esconder? Esta é uma comovente história de amor, medo e coragem em tempos de guerra. O segredo da livraria de Paris vai levar você para essa icônica cidade dos anos 1940 e 1960. Você vai chorar de emoção, vai rir, se admirar e perder o fôlego em diversos momentos dessa leitura impossível de ser interrompida.



Olá! Leitores!

"O Segredo da Livraria de Paris" se passa nos 60 e conta a história de Valerie uma jovem encantadora que mora em Londres com sua tia. O problema é que a moça convive diariamente com fragmentos de sua infância que não consegue entender. Tudo que sabe é que sua tia e ela precisaram fugir rapidamente de Paris em meados dos anos 40. 

Sem saber nada sobre seus pais ou algum outro parente Valerie sente um certo vazio, mas um dia sua tia lhe revela que ela tem um avô que mora em Paris e possui uma biblioteca. E para sua sorte ela fica sabendo que seu avô precisa de uma ajudante, então ela se candidata a vaga com nome falso, e ao ser aceita, embarca para Paris com a esperança de tentar descobrir o que aconteceu com seus pais e também trabalhar com aquilo que mais ama; livros. 

A relação de Valerie com o avô foi muito interessante de se vê, as conversas deles eram sempre voltadas para o mundo dos livros, autores e poesias. A medida que o tempo vai passando Valerie vai conhecendo o avô e uma grande amiga de sua mãe que acaba lhe contando muitos detalhes. Então a partir destes relatos e descobertas somos apresentados a Paris dos anos 40 em plena Segunda Guerra Mundial. E tudo o que aconteceu que levou a partida de Valerie tão repentinamente de Paris, e principalmente a identidade de seus pais. 


Spoiler a seguir:

A trama fala das relações amorosas entre as mulheres (das cidades que estavam sendo ocupadas) com os nazistas. Essas relações não eram bem vistas na época porque os alemães eram inimigos e cometiam varias atrocidades. Dessas relações muitas vezes resultavam em filhos, que depois da guerra eram vistos como parias e como raça ruim. Muitas dessas crianças foram mortas juntos com suas mães e outras foram expulsas das cidades, lembrando também que muitas dessas crianças foram fruto de estupros, e muitas mulheres não tinham culpa. Mas também tem o outro lado da moeda que são as relações de mulheres alemãs com os aliados e muitas dessas mulheres foram estupradas por aqueles que foram salvar o mundo. 

O livro nós chama atenção para isto, como essas crianças fruto dessas relações sejam amorosas ou por estupros, viveram depois. Porque quando a guerra acabou as pessoas estavam muito traumatizadas, tinham perdido tudo, e ninguém queria ter nada haver com a Alemanha e o nazismo. Então no calor das emoções, qualquer um que tivesse tido qualquer tipo de relação com os Alemães não era bem visto O livro é muito bom, tem leitura fácil e rápida. Vale muito a pena ler. Amo vocês. Boa leitura!



















Postar um comentário

0 Comentários