Resenha: O Bom Doutor de Varsóvia

  O Bom Doutor de Varsóvia - Elisabeth Gifford






Sinopse: "Varsóvia, 1940. O gueto judeu está sob o brutal controle nazista. Centenas de milhares de homens, mulheres e crianças morrem de fome lentamente atrás de seus muros. Mas, embora tudo ao redor seja escuridão, um homem traz esperança, cuidando de um número cada vez maior de órfãos desamparados, enfrentando condições inimagináveis. Como Misha e Sophia, um jovem casal de estudantes, apaixonados e prestes a se casar, conseguirão sobreviver às terríveis provocações dos tempos de guerra? Em meio a esse cenário desolador, eles procuram ajudar o dr. Korczak a cuidar do orfanato - um pequeno oásis de esperança e bondade - à medida que o cerco das temidas "tropas de proteção" do regime nazista se fecha sobre eles.



Olá! Leitores!
Baseado em fatos reais "O Bom Doutor de Varsóvia", se passa durante a Segunda Guerra Mundial, e acompanhamos o dr. Korczak e o casal Misha e Sophia, durante a ocupação Alemã em Varsóvia. Korczak é médico, pedagogo e escritor. E é durante uma de suas palestra que Misha e Sphia  se conhecem. Misha é um jovem estudante que admira e quer seguir o exemplo do Doutort Korczak. 

O médico tem um talento especial para lidar com as crianças, sempre tentando vê-las do lugar em que se encontram, ou seja partindo sempre do que a criança já viveu. Em seu orfanato à regras, mas sem castigos físicos ou psicológicos o que atrai Misha e Sophia para esta visão de mundo que o doutor lhes apresenta, e não demora muito os dois acabam trabalhando para o dr. Korczak, no orfanato. No entanto em 1937 tudo muda para eles e as crianças do orfanato. O Regime Nazista começa a impor decretos, impendido os judeus de lecionarem, frequentarem universidades e várias outra profissões. Lembrando que Misha, Sophia e Korczak são judeus, e mesmo aqueles que não frequentam a religião a ou até tenham apenas um avô judeu, já eram considerados judeus.

Com o avanço da guerra Misha e Sophia tentam fugir, mas acabam no gueto com Korczak e as crianças. Basicamente a trama se passa no gueto e as condições de vida naquele lugar: fome, doenças, traições e morte. A história vai alternando entre a vida dos três personagens, mas acredito que o foco da autora é no doutor Korczak e seus métodos. 

O casal e o médico realmente existiram na vida real, as últimas páginas do livro, trás muitas informações sobre o dr. Korczak e também sobre Misha e Sophia. Um fato interessante é que mesmo depois da guerra, muitos judeus tiveram que trocar de nomes, e fugir novamente. Haviam se livrado da Alemanha, mas enfrentaram depois, o poder da União Soviética.

Este é o primeiro livro que leio da autora, e acredito que traduzido para português este seja o único lançado no Brasil, assim não consigo fazer uma comparação da escrita dela, ou  tentar definir o "jeito" de escrita dela. O livro é muito bom  e a linha do tempo é bem fiel aos fatos. Tem algumas partes bem triste, mas isto já era esperado. Então super recomendo! Vale muito a pena ler.







Onde Comprar? Clique Aqui 👇

O Bom Doutor de Varsóvia


Postar um comentário

2 Comentários

  1. Olá, quanta coisa eu não sabia sobre o livro e edição! Estou conhecendo o livro agora e parece ser bem fora da minha zona de conforto.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  2. Oi, Leyanne, pois é acontece bastante isto, as vezes temos uma ideia totalmente ao contrário do que imaginamos sobre um livro. Por isto as resenhas literárias são tão necessárias. Bjs!

    ResponderExcluir

Obrigada! Volte Sempre!