3 Clássicos da Literatura Russa

Olá! Leitores!

No post de hoje separei três Clássicos da Literatura Russa que um dia pretendo ler. Apesar de já ter ouvido falar sobre as obras abaixo, não havia prestando muito atenção a elas, até agora. 

Sei que são obras muito elogiadas por leitores do mundo todo, então sempre há uma certa expectativa. 

Acredito que um dos três, estará na minha lista de leitura para o próximo ano, apesar de ainda não ter uma lista pronta, pois sempre que pesquiso encontro obras e mais obras interessantes. 


Os Irmãos Karamázov - Fiódor Dostoiévski





Sinopse: Os irmãos Karamázov é o último romance de Dostoievski. No fundo, ele resume toda a criatividade do escritor, trazendo à baila as “malditas” questões existenciais que o afligiram a vida inteira, com especial relevo para a flagrante degradação moral da humanidade afastada dos ideais cristãos. Cheia de peripécias, a narrativa põe em foco três protagonistas irmãos, representantes dos mais diversos aspectos da realidade russa – o libertino Dmítri, o niilista Ivan e o sublime Aliocha –, a fim de alumiar as profundezas insondáveis do coração entregue ao pecado, corrompido por dúvidas ou transbordantede amor.



Crime e Castigo - Fiódor Dostoievski



Sinopse: "Crime e castigo" é um daqueles romances universais que, concebidos no decorrer do romântico século XIX, abriram caminhos ao trágico realismo literário dos tempos modernos. Contando nele a soturna história de um assassino em busca de redenção e ressurreição espiritual, Dostoiévski chegou a explorar, como nenhum outro escritor de sua época, as mais diversas facetas da psicologia humana sujeita a abalos e distorções e, desse modo, criou uma obra de imenso valor artístico, merecidamente cultuada em todas as partes do mundo. O fascinante efeito que produz a leitura de "Crime e castigo" - angústia, revolta e compaixão renovadas a cada página com um desenlace aliviador - poderia ser comparado à catarse dos monumentais dramas gregos.



Ressurreição - Liev Toltói 




Sinopse: Em uma visita à casa das tias, o mimado príncipe Nekhludov revê a bela Maslova, a criada das duas e uma antiga paixão. O jovem, então, seduz e engravida a moça, mas logo a abandona. Por conta da gravidez, ela perde o emprego e, na miséria, entrega-se à prostituição. Anos mais tarde, Nekhludov e Maslova se reencontram no tribunal: ela como ré de um assassinato, ele como membro do júri. Tomado pela culpa, o aristocrata empreende todos os esforços para reverter a condenação da mulher. Enquanto isso, vive uma transformação pessoal ao se dar conta dos privilégios obscenos em que sua camada social está inserida frente ao desalento em que vive a grande maioria desfavorecida. Último grande romance escrito por Leon Tolstói, Ressurreição é um libelo contra a hipocrisia e a burocracia russas, bem como uma denúncia contundente contra a arbitrariedade dos tribunais da época.


E você caro leitor! Já leu alguma obra de escritores Russos? Comenta aqui abaixo. Abraços!





Postar um comentário

2 Comentários

  1. Oi, Rosemary! Fiquei alguns dias sem conexão com internet, sendo assim fiquei impossibilitado de vir aqui e comentar, mas agora estou novamente conectado, e irei lhe perturbar um bocado. Brincadeiras à parte eu não li nenhum dos citados por você, mas eu tenho bastante curiosidade em conhecer. Espero que goste. Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Luciano! Que contratempo hein! Mas as vezes acontece. Confesso que senti sua falta por aqui rsrsrsrs. Geralmente eu não sou muito de comentar, mas estou sempre presente no seu blog, inclusive gostei bastante do post das escritoras nacionais. Abraços!

    ResponderExcluir

Obrigada! Volte Sempre!