Resenha: Filme "A Luz É Para Todos"

 A Luz É Para Todos

(1947)



Sinopse: O jornalista Phil Green se muda para Nova York e recebe a tarefa de escrever uma matéria sobre o antissemitismo. Para ter uma perspectiva real, ele finge ser judeu e começa a ser alvo de preconceito.


Olá! Leitores!

Em "A Luz É Para" a trama se passa em Nova York em meados dos anos 40 e acompanhamos o jornalista Phil, que precisa fazer uma matéria sobre o antissemitismo. No entanto ele percebe que existem muitas matérias sobre o tema, mas relevante somente dados estatísticos e nada real. Assim ele tem a ideia de se passar por Judeu, e como acaba de se mudar a situação ficou conveniente. 




Na trama Phil acaba que se envolvendo com Kathy, que ao saber da matéria e do disfarce do namorado, fica um pouco perplexa e eu diria até com um pouco de vergonha, pois ao fingir ser Judeu ninguém mais poderia saber de sua farsa e para todos que conheciam ele era de verdade Judeu.

Como Judeu Phil vai sentir na pele os mals tratos e a injustiça que esse povo vivia, ele foi impedido de se hospedar em um hotel, era hostilizado em alguns lugares, e via as pessoas se afastarem, mas é só quando o filho de Phil um garotinho de nove anos, é maltratado  que ele realmente tem noção do que é ser na pele um Judeu.


Quem estrela este filme  no papel de Phil é Gregory Peck que fez "A Princesa e o Plebeu" e muitos outros filmes. Particularmente eu gosto muito deste ator:

"...Gregory Peck era um daqueles atores cuja voz marcante, elegância e autenticidade parecem hoje um segredo que morreu com a grande era clássica do cinema norte-americano. Peck encarnava o "homem verídico", o herói portador do ideal de verdade típico do "american way of life" numa época em que as boas intenções andavam em baixa em Hollywood...Fonte: Wikipédia


"A Luz É Para Todos" foi ganhador de vários prêmios, inclusive sendo uns dos pioneiros a abordar o preconceito racial. Então se tiver a oportunidade não deixe de assistir, sei que as vezes os filmes em preto e branco causam estranheza, mas no momento em que você assistir um, pode ser um caminho sem volta.


E você caro leitor! Já assitiu a este filme? Gosta de filmes em preto e branco? Comenta aqui abaixo! Abraços!

Postar um comentário

0 Comentários