Resenha: Tess dos D'Urbervilles


Tess dos D'Urbervilles  - Thomas Hardy





Sinopse: Em meio às rápidas mudanças econômicas e sociais que sacudiram o século XIX, a Inglaterra rural representa a distância entre tradição e modernidade. Após ser informado de um possível parentesco com os aristocratas D´Urbervilles, o camponês John Durbe yfield envia sua filha, a jovem Tess, para trabalhar com a nobre família. Dividida entre sua posição social e suas aspirações, Tess descobrirá que o mundo pode ser terrivelmente hostil, especialmente para uma donzela.


Olá! Leitores!

"Tess D'Urbervilles" se passa no XIX na Grã-Bretanha e conta a história de Tess uma adolescente de família humilde e rural. A jovem leva uma vida simples, sem muitas expectativas,  pois precisa ajudar a mãe a cuidar da casa, do pai alcoólatra e de seus vários irmãos. No entanto tudo muda quando o pai descobre um parente rico. Assim Tess é incumbida de investigar e visitar os parentes na esperança que eles reconheçam o parentesco e ajude a família de Tess. 

Porém quando Tess chega a casa dos novos parentes é recebida por Alex D’Urberville um jovem educado e bonito, mas que não passa de um mal caráter. Atraído pela inocência e beleza de Tess, ele usa de várias artimanhas até que consegue fazer com que Tess venha trabalhar na propriedade da família. 

E é neste momento que a vida dela cai em ruínas. Porque "Alex acaba seduzindo" Tess. E quando ela volta para a casa dos pais seu nome já está lama. Assim ela resolve ir embora e trabalhar em uma fazenda tirando leite, é onde ela conhece Angel, com quem acaba se casando, mas é abandonada por ele, ao saber do seu passado com Alex. 

Bom leitores, eu fiz um resumo rápido porque a história é bem grande e o final é surpreendente. Porém para comentar realmente sobre a história e todos os elementos que Hardy abordou, as próximas linhas vão conter spoiler então se você não gosta pare por aqui, mas se quiser continuar lendo, prometo que só vou revelar aquilo que não estrague as surpresas do livro, inclusive o final.


Então leitores como mencionei acima Tess é uma adolescente sem um pingo de maldade ou experiência, e que por culpa da ascensão social que os pais desejavam acabou conhecendo o pior lado da vida, quando coloquei acima entre aspas que Alex à seduziu é porque ele na verdade a violentou, desde o primeiro encontro já percebemos uma intimidação da parte de Alex, quando ele força pequenas intimidades é o que chamamos hoje de assédio, e estes pequenos assédios levou Alex a terminar o que ele tinha em mente, por ser um homem rico, poderoso e saber que nada aconteceria com ele. 


"Já passou por sua cabeça que o que todas as mulheres dizem, algumas mulheres sentem realmente?"


A frase acima é um sentimento verdadeiro de Tess (pois ela dizia para Alex que não queria ter nada com ele) que serve ainda nos dias de hoje, que não é não. E a sociedade era tão cruel que até mesmo os pais chegaram a duvidar dela, e por não suportar os olhares maldosos dos vizinhos, Tess decide ir embora da cidade natal e trabalhar em uma fazenda onde conhece Angel, este até então com ideias mais liberais, porém quando conhece o segredo de Tess e mesmo sabendo que ela não tinha culpa, o que ele faz? Abandona a garota. E é aqui que vem a ironia e a hipocrisia, pra mim o ápice da história, na noite núpcias Angel revela a Tess que teve outra mulher e pede seu perdão na certeza de que por ele ser homem estava tudo certo, e que seria perdoado, mas quando jogo o vira, o bonito age como se fosse um santo, e não dá o mesmo perdão que recebeu. Tess passa por muitas coisas, fome, frio, outros abusos, inclusive ela chega a cobrir os cabelos para não chamar muita atenção. 

Depois de um tempo sofrendo pelo mundo Tess, se encontra com Alex e mais uma vez é manipulada por ele (leitores muitos vão julgar Tess, porém aqui ela já estava totalmente abalada, e depressiva, é difícil explicar, somente lendo percebemos). Quanto a Angel, quando sua ficha cai e ele percebe o erro que cometeu, as coisas já não são como antes e aí temos final trágico que não vou dizer qual é, que acontece no famoso monumento  Stonehenge.


A trama tem uma leitura fluida, talvez não fácil, pois o autor descreve em detalhes a paisagem rural da época, e a história não tem o glamour dos salões e das mansões da aristocracia que geralmente lemos por aí. Hardy joga quase tudo neste livro, para mexer com o psicológico mesmo como: o alcoolismo, a pobreza, a vaidade, o estupro, o assédio, a quantidade de filhos, a providência natural divina, a religião e até a perda da fé. 


“Não me importaria de aprender o porquê – por que o sol brilha sobre justos

e injustos igualmente”. “Mas isso os

livros não me dirão.”


Enfim leitores, esse livro rende muitas reflexões e eu não coloquei nem metade aqui para vocês terem uma ideia. Por isto super recomento. E você caro leitor já leu este livro? Ficou interessado? Comenta aqui abaixo. Abraços!


Onde Comprar o Livro 👇

Tess Dos D’Urbervilles





Postar um comentário

2 Comentários

  1. Oi, Rosemary! Nunca li este livro. Parece uma obra muito envolvente. Que bom que gostou. Curti a resenha. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luciano! Obrigada! A obra é bastante envolvente e reflexiva, vale pena ler. Abraços!

      Excluir

Obrigada! Volte Sempre!