Detalhes da Vida de "Frances Hodgson Burnett"

 

 Frances Hodgson Burnett






Frances nasceu na Rua York, 141, no bairro de Cheetham, em Manchester, em 1849. Era a terceira entre os cinco filhos de Edwin Hodgson, um ferreiro de Doncaster e sua esposa Eliza Boond, de uma família abastada de Manchester. 

A família possuía um negócio próspero, e viviam confortavelmente, com empregadas e cozinheiras. Frances tinha dois irmãos mais velhos e duas irmãs mais novas.

Seu pai morreu subitamente, deixando a família sem renda. A avó materna ajudou na criação dos filhos, enquanto a mãe cuidava dos negócios da família. Com a avó, Frances ganhou livros e desenvolveu o gosto pela leitura. 

Frances frequentou uma escola de etiqueta para meninas, onde ela viu um livro que falava sobre fadas pela primeira vez. 

Frances sempre teve grande imaginação, escrevendo histórias em seus velhos cadernos. Um de seus livros favoritos era A cabana do pai Tomás, de Harriet Beecher Stowe.

Frances Hodgson Burnett foi educada em um seminário de elite até os 15 anos, quando os negócios da família faliram.

Hodgson, então, começou a escrever, a fim de complementar a renda familiar, assumindo total responsabilidade pela família após a morte de sua mãe, em 1870. 

Em 1872 ela se casou com o doutor Swan Burnett, com quem teve dois filhos, Lionel e Vivian. O casamento foi dissolvido em 1898. 

Seu segundo matrimônio, com o ator Stephen Townsend, realizado em 1900, durou apenas dois anos. Ela morreu em sua casa em Long Island, Nova Iorque, em 1924. Seus romances mais famosos são O jardim secreto, A princesinha, O pequeno lorde, entre outros.

Ela chegou a conhecer Louisa May Alcott e Mary Mapes Dodge

Escreveu além de Literatura Infantil também Romances adultos.


Fonte: Livro da Editora TriCaju e Wikipédia

 

Suas Obras Mais Famosas traduzidas  no Brasil:


O Pequeno Lorde - Frances Hodgson Burnett 


 



Sinopse:

Um dos grandes clássicos da literatura infanto-juvenil de todos os tempos, já adaptado para o cinema e a televisão e publicado em inúmeros países, O pequeno lorde, de Frances Hodgson Burnett (1849-1924) é apresentado aqui na inspirada tradução de Tatiana Belinky, uma das personalidades literárias mais queridas de nosso país. A história do encantador Cedric Errol, um menino de sete anos que vivia uma vida simples em Nova York quando descobre que é herdeiro de um riquíssimo conde inglês, é acompanhada aqui pelas duas séries de ilustrações originais de Reginald Birch, realizadas para as primeiras edições da obra, lançadas em 1886 e 1911.




A Princesinha - Frances Hodgson Burnett





Sinopse:

A obra, já adaptada para o cinema, conta a história de Sara Crewe, uma menina rica que perde tudo quando lhe acontece uma terrível tragédia. Obrigada a trabalhar como empregada, a passar frio e fome, ela continua a preservar sua "nobreza", e assim consegue manter seu orgulho e generosidade. Esta edição conta com o texto integral do livro, na fiel tradução de Marcos Maffei, acompanhado das belas ilustrações de Tasha Tudor (1915-2008).






O Jardim Secreto - Frances Hodgson Bernett






Sinopse:

As histórias encantadoras e surpreendentes são capazes de tocar o coração de leitores de diferentes gerações. Em 1911, a autora Frances Hodgson Burnett escreveu O Jardim Secreto, uma obra sobre o poder transformador da amizade e da natureza. O enredo conta a história de Mary, uma menina rabugenta, irritada e desagradável; Dickon, um garoto doce e amigo que é encantador de animais; e Colin, um menino mimado e apavorado com uma possível iminência da morte. Lírico e apaixonante, O Jardim Secreto é um livro que fascina a todos com sua receita secreta para vencer obstáculos, superar desafios e encontrar um motivo para ser feliz. Mergulhe neste emocionante clássico da literatura infanto-juvenil.




Onde Comprar os Livros 👇

O Pequeno Lorde

O Jardim Secreto

A Princesinha




Então Leitores, gostaram de conhecer alguns detalhes da escritora Frances Hodgson Burnett? Se sim, compartilhe o post com quem vocês acham que podem gostar também! Abraços!

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Oi, Rosemary! Muito interessante estes detalhes da carreira da escritora. Bacana você trazer pra nós essas curiosidades. Adorei. Abraco!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luciano! Legal né! Bou tentar trazer mais posts assim. Bom sábado!

      Excluir

Obrigada! Volte Sempre!