Resenha do Livro "Agnes Grey"

 

Agnes Grey - Anne Brontë






Sinopse: 

A obra narra a trajetória de Agnes, governanta de famílias da classe aristocrática inglesa, suas lutas, questionamentos e claro, sua relação com o amor. Leitura imperdível para os apaixonados pelas outras irmãs Brontë e pela produção literária inglesa.



A história conta a vida de Agnes uma jovem inglesa, que vive uma vida tranquila ao lado dos pais e da irmã, porém quando o pai perde o único dinheiro que a família possuía, em um negocio mal sucedido, Agnes e a irmã se veem obrigadas a trabalhar para ajudar no sustento da família. 

Então Agnes resolve ser professora, mesmo nunca tendo trabalhado como tal em sua vida. Mas o que parecia ser um trabalho tranquilo para Agnes, se transforma em um verdadeiro pesadelo, quando chega para trabalhar, na casa de uma família rica da aristocracia, ela se depara com crianças mal educadas, agressivas e pais omissos. Fazendo Agnes questionar seu trabalho e procurar outra família para trabalhar como professora.

Mas logo ela percebe que a maioria das famílias ricas seguem os mesmos padrões, e quase nada muda, (infelizmente mais de um século depois parece as coisas não mudaram muito, e hoje é independente da classe social). 

A única coisa boa que acontece com Agnes ao trabalhar com professora de crianças ricas, é que acaba se apaixonado por um pastor da paroquia quando ela vai trabalhar para outra família.


Bom, eu gostei do livro, da narrativa da autora, cheguei a ler alguma críticas bem pesadas, mas não vi justificativa para tais críticas. As pessoas ficam muito incomodadas da forma como surgem os romances nesses clássicos, só que temos que levar em conta a época, por mais que o seres humanos sejam iguais, em certos aspectos, naquela época, havia todo um processo para um casal se aproximar, e firmar um compromisso, quanto a religiosidade, não achei exagerado, pois já li livros muito mais ferrenho em questão religiosa do que este. 


A personagem Agnes também me encantou, achei ela determinada, até onde era possível ela agir (para época), gostei da parte onde tenta dar conselhos as adolescente da qual ensinava, mesmo não precisando e sendo o tempo todo tratada, como um nada. Também gostei do casal que ela forma com pastor, achei ele muito mais humano, do que os homens dos romances das outras irmãs Brontë. A autora levanta temas pertinentes que cai como uma luva na sociedade atual ( sistema educacional, pais omissos, crianças e adolescente que acham, que podem fazer tudo e seres humanos arrogantes e vaidosos).


Enfim vale muito a pena ler, super recomendo. 

Bom se você gostou da resenha compartilhe com amigos. Abraços!


Onde Comprar o Livro 👇


Agnes Grey





Postar um comentário

2 Comentários

  1. Oi, Rosemary! Esse aí eu não li, mas já fiquei interessado em lê-lo. Existem leitores que só sabem criticar um livro, como você bem mencionou o fato de a sociedade daquela época ser muito diferente da atual sobre alguns aspectos, embora outros continua sendo igual. Outro fator que muitos leitores não consideram é o quanto é trabalhoso escrever um livro. Mas muitos leem para criticar qualquer coisa que não lhes agradem, infelizmente. Muito boa a resenha. Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Luciano! Que bom gostou da resenha, Agnes Grey tem uma história simples, mas aborda temas relevantes. E se tiver oportunidade leia, vai ser uma leitura enriquecedora. Abraços!

    ResponderExcluir

Obrigada! Volte Sempre!