Livro: "A Conquista Das Virtudes"

 

A Conquista Das Virtudes - Francisco Faus




Sinopse:

Na primeira parte o livro mostra o valor e a necessidade das virtudes; na segunda, aponta os caminhos a seguir para a aquisição das virtudes; e na terceira reúne reflexões humanas e análises muito concretas sobre as virtudes humanas fundamentais: prudência, justiça, fortaleza e temperança, e diversas outras virtudes ligadas a elas.



"Quem não luta, quem se contenta com a simples boa vontade e a improvisação, torna-se palha arrastada pelos ventos do desejo, do prazer, do capricho, do egoísmo ou das circunstâncias. É dominada – amarrada – por eles e nunca alcança a alegria que almeja."




Olá! Leitores!

No post de hoje quero começar a semana com a indicação deste livro, " A Conquista Das Virtudes" nesta obra magnifica, Faus nós mostro como pequenos "erros" ou "coisas" vamos chamar assim do nosso dia a dia, que ao longo do tempo vão se tornando grandes e pesadas e que chega ao ponto onde não conseguimos mais suportar a carga e passamos a viver sobre um estress e uma tristeza constante. Como por exemplo:  a falta de educação para com o outro, a preguiça, a vaidade, o orgulho, o desleixo e etc.. 



 "Dos defeitos, nós somos responsáveis. Das limitações, não. Por isso, deveríamos corrigir os defeitos, e aceitar humildemente as limitações que não podemos eliminar."



Tecendo uma linha bem definida a obra vai nos apresentando as virtudes necessárias para viver com dignidade, sempre com exemplo principal, que não poderia ter sido melhor, é em Jesus Cristo que Faus vai nos mostrando, como podemos melhorar, nossas virtudes, e fortalecer nossa fé. Apesar de que vocês podem pensar que já ouviu ou leu algo sobre o mesmo tema, mas este livro trás algo diferente, é impossível lê-lo e permanecer inerente. 



"Como anda a nossa fortaleza? Você acha que enfrenta os deveres e as dificuldades com o ouro da coragem? Ou fica com a palha da queixa e da reclamação? Sofre-as com a elegância do topázio e com a firmeza do diamante, ou, quando aparece a dor ou os problemas, a sua alma se racha como uma madeira carcomida? Você tem a prata de lei da paciência, ou o feno combustível da irritação e o desânimo perante as contrariedades?"




Bom é muito difícil colocar em palavras a extensão de qualidades que este livro tem, o que posso afirmar é que é uma leitura muito enriquecedora, é um livro de cabeceira, para todos os momentos da vida. 

Então segue abaixo mais duas citações do livro para vocês degustarem um pouquinho:





A quantas anda a sua temperança? É o ouro da moderação no comer e no beber, da capacidade de dizer não à gula, à tirania da imaginação, da sensualidade, dos estados de humor, da verborreia... Ou então é a palha do excesso na comida e da bebida, da obsessão mórbida pelo sexo, da preguiça e o desleixo no trabalho, das distrações constantes unidas a perdas de tempo, da moleza para acordar na hora certa, da autocompaixão..



"Lembro-me de umas palavras expressivas da Carta às famílias de João Paulo II, em que falava de: «uma civilização das “coisas” e não das “pessoas”; uma civilização em que as pessoas se usam como se usam as coisas... A mulher pode tornar-se para o homem um objeto, os filhos um obstáculo para os pais, a família uma instituição embaraçosa para a liberdade dos membros que a compõem»."




Leitores, espero que tenham gostado das minhas colocações! Abraços! E até o próximo post.

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Oi, Rosemary! Parece-me bastante enriquecedora essa obra, né? Que bom que curtiu a leitura. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Luciano! Nossa muito enriquecedora se tiver oportunidade leia você não vai se arrepender. Abraços!

      Excluir

Obrigada! Volte Sempre!