O Homem Que Escutava As Abelhas - Christy Lefteri
Sinopse:
Nuri cria abelhas; sua esposa, Afra, é uma artista visual. Eles levam uma vida simples, mas plena de afeto, entre familiares e amigos, na bela cidade síria de Alepo – até que o impensável acontece. Quando tudo o que importa é dizimado pela guerra, eles são forçados a fugir. Mas o que Afra teve de presenciar foi tão terrível que acabou por cegá-la, e é assim que eles devem embarcar em uma viagem perigosa pela Turquia e pela Grécia em direção a um futuro incerto no Reino Unido. No caminho, repleto de provações, Nuri se ampara no fato de que Mustafá, seu primo e sócio, espera por eles na cidade inglesa de Yorkshire, onde ele fundou um apiário e vem ensinando outros refugiados a criar abelhas. Comovente, poderoso, apaixonante e escrito com maestria, O homem que escutava as abelhas é um testemunho do triunfo do espírito humano. É o tipo de livro que nos lembra do poder de contar histórias.
Em "O Homem Que Escutava As Abelhas" acompanhamos o casal de refugiados Nuri e Afra, que estão fugindo da Guerra na da Síria em Alepo.
E é na voz de Nuri que vamos tomando conhecimento de como é a vida dos refugiados de Guerra. O casal parte de Alepo em direção ao Reino Unido, onde busca encontrar seu amigo, Mustafá também refugiado, mas que conseguiu fugir primeiro que eles.
Nuri e Mustafá são apicultores, e entendem tudo sobre a vida das abelhas, seus mundos apesar de sempre viverem com rumores de guerra sempre foi normal, mas vem suas vidas transformadas, quando o país é tomado por uma guerra sem fim.
Não vou colocar muitos detalhes, para não estragar a emoção que o livro trás. Mas vou colocar alguns pontos principais, de que é tratado no livro. Primeiro o transtorno de estresse pós-traumático, a fome, a violência, o idioma, violência sexual, luto, amizade, esperança e muitas outras coisas. E tudo isto que citei o casal passou, e olha que tem mais, então imagina como foi essa travessia, e como o conteúdo do livro.
Bom não conhecia a autora, este foi o primeiro livro que li dela, e como já falei por aqui pretendo ler os outros livros dela, assim que tiver a oportunidade.
Então super recomendo "O Homem Que Escutava As Abelhas". Pessoal espero que tenham gostado da pequena resenha. Abraços!
2 Comentários
Oi, Rosemary! Parece um livro incrível, né? Que bom que curtiu a história. Fiquei tentado a lê-lo também. Gostei da resenha. Abraço!
ResponderExcluirOi, Luciano! Leia sim você vai gostar. A história é muito boa. Abraços!
ResponderExcluirObrigada! Volte Sempre!