Olá! Leitores!
Como estão? Espero que bem!
No post de hoje separei três títulos, cujos quais o tema é a Segunda Guerra Mundial, fazia um tempo que estava procurando algo sobre o tema para ler e encontrei essas obras.
Eu sempre gostei de livros neste estilo, mas o tema é bem pesado, então resolvi dar um tempo.
Mas agora acho que é um bom momento para a estas leituras. Então vou deixar abaixo a capa e a sinopse para vocês verem:
Órfãos de Amsterdã: A história de Jovens Mulheres Que Enfrentaram os Nazistas e Salvaram o Futuro de Centenas de Crianças - Elle van Rijn
Sinopse:
Baseado na comovente história real de uma jovem comum que arriscou tudo para salvar do nazismo inúmeras crianças que tinham como destino Auschwitz
A creche na qual a jovem Betty Oudkerk trabalhava foi transformada pelos alemães num espaço para onde as crianças judias são encaminhadas – e lá aguardam o transporte em direção aos campos de concentração. Mas Betty e suas amigas funcionárias da creche se recusam a aceitar o destino que os nazistas querem dar a esses meninos e meninas.
Elas escolhem pôr em risco as próprias vidas para salvar centenas de inocentes, enquanto nas ruas da cidade o dia a dia se torna cada vez mais assustador para os judeus. Essas mulheres lutaram dia e noite não apenas para salvar centenas de crianças da morte anunciada, mas para dar a elas a esperança de um futuro.
As Gêmeas de Auschwitz - A Inspiradora História de Uma Jovem Garota Sobrevivendo Ao Inferno: A Inspiradora História de Uma Jovem Garota Sobrevivendo Ao Inferno - Eva Mozes Kor
Sinopse:
No verão de 1944, Eva Mozes e a família foram enviadas ao mais famoso campo de concentração nazista: Auschwitz. Trinta minutos após a chegada todos já haviam sido separados. Os pais e duas irmãs mais velhas foram mandados para a câmara de gás enquanto Eva e Miriam, sua irmã, foram poupadas por um detalhe: elas eram gêmeas.
Com apenas dez anos de idade, elas foram levadas aos cuidados do homem que ficou conhecido como o anjo da morte: o doutor Josef Mengele. Em Auschwitz, os gêmeos eram tratados de forma diferente.
Possuíam o “privilégio” de manter as próprias roupas e o cabelo, no entanto, eles eram submetidos a vários experimentos. Narrado por Eva, reunindo memórias, documentos e relatos históricos, a obra leva o leitor para os dias no campo de concentração sob o olhar de uma criança até a sua libertação.
Eva dedicou sua vida a compartilhar sua história de resistência e sobrevivência ao Holocausto. Apesar da experiência terrível, ela tomou a decisão de não viver com amargura, mas sim transmitindo uma mensagem de esperança para as pessoas que sofreram, e trabalhando em prol do perdão, da paz e da eliminação do ódio e do preconceito no mundo.
Eu Te Escrevo de Auschwitz: As Cartas Inéditas dos Prisioneiros do Campo de Concentração Karen Taieb
Sinopse:
Eu te escrevo de Auschwitz traz as poucas palavras, quase sempre as mesmas, enviadas de Auschwitz por quase cinco mil judeus franceses.
Elas nos mostram a incrível correspondência trocada entre os prisioneiros de um dos piores campos de concentração nazista e suas famílias.
As cartas escritas sob coação dos oficiais nazistas, entre os anos de 1942 e 1944, faziam parte de uma operação de propaganda – a chamada Brief-Aktion – que visava tranquilizar os parentes dos deportados e, assim, esconder o horror a que eles eram submetidos. Termos vagos como “Está tudo bem comigo” e “Estou com saúde”, encontrados na maioria das mensagens, elucidam ainda mais a perversidade da máquina de morte nazista.
Os deportados escreviam que estavam bem no exato momento em que eram encurralados. As cartas lançavam uma breve luz sobre essas vidas, e, então, se fazia escuridão. Além de trazer à tona esse acervo pouquíssimo conhecido, a autora Karen Taieb também nos apresenta outras correspondências, essas clandestinas, que revelavam verdadeiramente o inferno vivido ali.
Há ainda cartas escritas por prisioneiros assim que o campo foi libertado; relatos únicos e comoventes dos sobreviventes endereçados às suas famílias.
Neste livro, Karen Taieb revela uma parte desconhecida da história do Holocausto, ao mesmo tempo em que homenageia a memória das vítimas.
Gostaram? Já leram algum?
Bom espero que tenham gostado das escolhas! Abraços!
2 Comentários
Oi, Rosemary! Destes aí eu só li AS GÊMEAS DE AUSCHWITZ. Os demais eu não li. Espero que você curta, uma vez que, você curte bastante histórias sobre a Segunda Guerra Mundial. Abraço!
ResponderExcluirOi, Luciano! Pois é, houve uma época que lia direto livros assim, agora diminui bastante, vamos ver se consigo achar um que me agrade, dos três acima, o terceiro foi que mais me interessei. Abraços!
ResponderExcluirObrigada! Volte Sempre!