Resenha: O Retrato

O Retrato - Charlie Lovett




Sinopse: Um Livro Feito Para Aqueles Que Amam os Livros. 1995. A morte precoce de Amanda Byerly foi um golpe duro, que encheu de tristeza o coração de seu marido, Peter. Mais introspectivo do que nunca, ele decide deixar os Estados Unidos e se instalar na Inglaterra, onde passa a se dedicar à recuperação e à negociação de livros raros. Em um de seus dias de pesquisa solitária, Peter se depara com o retrato de uma jovem muito parecida com sua amada esposa, guardado dentro de um livro. A semelhança impressiona, mas a aquarela foi pintada há muito, muito tempo. Trilhando um sinuoso caminho entre a era vitoriana e o final do século XX, Peter passa a investigar a origem do misterioso retrato. As pistas acabam por levá-lo a se envolver em um mistério histórico: uma obra perdida do dramaturgo William Shakespeare. O Retrato é uma fascinante mistura de suspense e paixão que nos convida a viajar no tempo, no rastro de histórias sobre livros.





O Retrato começa já com Peter refugiado em um chalé no interior da Inglaterra, vivendo solitário e afogado na dor pela morte da esposa, ele passa os dias no automático, e sua única distração é uma livraria da cidade. Um dia passeando pelas estantes da livraria ele encontra um livro e dentro dele a um retrato de uma jovem que se parece muito com sua falecida esposa. A partir daí ele fica obcecado por saber quem pintou o retrato e quem é a moça do mesmo. Só lembrando que Peter é vendedor de livros, adora bibliotecas, e é apaixonado por escritores da era vitoriana, jacobina e elisabetana (Shakespeare, Robert Greene e etc.).


Bom assim que Peter começa a investigação, o retrato da moça é só a ponta iceberg, porque muita coisa acontece, e ele acaba conhecendo uma moça chamada Liz que adora artes e acaba o ajudando durante a investigação. Agora é a parte mais difícil de explicar, mas eu vou tentar. O livro vai se passando em quatro épocas diferentes.  Começa com vida de Peter em 1995 já com Amanda a esposa dele já falecida. Depois voltamos no tempo em 1983 é quando conhecemos a vida de Peter quando ele era universitário e como ele se apaixonou mesmo pelo mundo dos livros e é onde também ele conhece a esposa (esta fase se passa nos Estados Unidos). Em seguida voamos para 1592 em Londres a época dos escritores famosos como Shakespeare, e por último o ano 1856 em Londres.  E todas estas fases vão se passando durante o livro todo até final onde são desvendados todos os segredos. Mas não se preocupe o autor é excelente e o enredo é muito bem escrito.





Pessoal eu não vou entrar muito em detalhes da trama porque são muitos detalhes, e é um livro que ao lê-lo vocês devem prestar muita atenção, porque são muitos nomes e detalhes pequenos. Quem ama realmente o mundo dos livros vai amar este. Eu digo isto porque você pode ter o hábito de leitura mas gostar do “mundo dos livros” são pra poucos. Porque no Livro O Retrato ele fala de tudo sobre livros. Encadernação, restauração, falsificação de livros e etc. Além de fazer menção a vários autores dos séculos 18, 19 e etc. O Livro é uma aula de Literatura Inglesa.


... No granito da Geórgia acima da entrada principal da biblioteca estavam entalhadas as palavras “Aqueles que entrarem aqui busquem não apenas o conhecimento, mas a sabedoria”....


Apesar de todo contexto que citei acima o livro é um romance, gente eu fiquei sentida com a cena em que é contada a morte de Amanda esposa de Peter, porque a história de amor deles foi muito bonita e diferente. Deu até pra entender a obsessão dele quando, viu o retrato da imagem de uma mulher que se parecia tanto com a sua esposa. Eu já li muitos  livros com este tema, marido que perde a esposa e tal, mas neste eu lamentei mesmo a morte da Amanda. Não sei explicar só lendo mesmo.


“Peter relaxou o corpo apenas o suficiente para dizer a ela, sem palavras, sim, conduza-me, eu a seguirei para qualquer lugar”.



Pessoal o livro é incrível, eu não conhecia o autor, então olhei rapidamente seu site e Charlie Lovett é um escritor fantástico e inteligente você percebe de cara que as obras dele são estudadas e pesquisadas, ou seja, o cara sabe do que fala, e mais uma vez eu fico aqui torcendo para alguma editora publicar mais livros dele. Enfim vale muito a pena ler O Retrato. Super Recomendo. Boa Leitura!

Charlie Lovett





Postar um comentário

2 Comentários

  1. Livros que falam sobre livros são puro amor! Gosto muito de encontrar outras referências dentro de um livro porque se eu já conhecia, me sinto especial e, se não, quero ir procurar e descobrir na hora!

    Achei o enredo do livro interessante! Eu ia gostar, com certeza!
    Beijos

    BLOG COISA E TAL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Fêh tenho certeza que você irá gostar.O Retrato é um livro perfeito!Bjs!

      Excluir

Obrigada! Volte Sempre!