Resenha: Sob o Céu Escarlate

Sob o Céu Escarlate - Mark Sullivan





Sinopse: Romance baseado em uma história real, um fiel retrato da Segunda Guerra Mundial no território italiano, com personagens cativantes e uma envolvente história de amor. Pino Lella não quer se meter na guerra contra os nazistas. Ele é o típico adolescente italiano da década de 1940: adora a música, a boa comida e, é claro, as garotas. No entanto, seus dias de inocência estão contados. Quando a cidade de sua família, Milão, é destruída durante um bombardeio orquestrado pelos aliados, Pino passa a ajudar a fuga de judeus por meio de uma rede secreta de passagens subterrâneas, sob os Alpes. Nesse meio tempo, o garoto acaba se apaixonando por Anna, uma bela viúva seis anos mais velha que ele. A guerra, no entanto, é implacável. Na tentativa de proteger o filho, os pais de Pino o forçam a se alistar nas Forças de Guerra Alemãs, acreditando que, dessa forma, ele estaria livre do front. Seus caminhos o levarão à oportunidade de agir como espião dentro do Alto Comando Alemão, e Pino deverá enfrentar os horrores da maior guerra já vista na história da humanidade.


Baseado em fatos reais "Sob o Céu Escarlate" conta a história de Pino Lella um adolescente de 17 anos que vive em Milão em plena a Segunda Guerra Mundial. O é 1943 e como um adolescente qualquer Pino só pensa em se divertir e namorar. E mesmo com as notícias terríveis que ouve na rádio BBC ele ignora os perigos e sai para passear e é em um destes passeios que ele conhece Anna por quem acaba se apaixonando, no entanto com vários bombardeios acontecendo em Milão Pino é mandado para os Alpes. Ali Pino começa a enxergar a realidade da guerra e seu espírito corajoso faz com que ele se torne um guia que ajuda vários judeus a fugirem da Itália. Apesar do pouco tempo agindo como guia Pino já não é mais o adolescente de antes, alheio perante a guerra, agora ele conhece a realidade dela. Ao voltar a Milão Pino se alista nas Forças de Guerra Alemãs a pedido de seus pais para protegê-lo. Mas ao aceitar a proposta e diante de tudo que viu nos Alpes ele decide se tornar um espião. Sem saber que ainda iria ver muitas coisas terríveis. 

Bom na fase que Pino se torna um espião, sua vida vira do avesso, seu irmão acha que ele é um traidor, e em seus serviços ele ver de perto as crueldades feitas pelo Oficiais Nazistas aos judeus e a várias pessoas, pra ele a única coisa boa que aconteceu foi  reencontrar a Anna. Pino e Anna acabam vivendo um romance mesmo com a guerra acontecendo, ela muito mais "pé no chão" não acreditando muito no futuro e Pino mais esperançoso. Eu gostaria de escrever que Pino tinha razão, mas infelizmente não. O livro é muito bom a leitura te prende rapidamente, achei bacana o fato da guerra se passar na Itália, porque eu só leio história que se passam na Inglaterra, Rússia e Alemanha. Também não poderia deixar de escrever a menção a que o autor faz a Força Expedicionária Brasileira e sua participação na Guerra ao lado dos Aliados. É incrível eu leio muitos livros sobre a Segunda Guerra Mundial e pouco vejo sobre a participação dos Brasil na guerra e como a FEB foi de grande ajuda. Enfim livro excelente, recomendo. Boa Leitura!














Postar um comentário

0 Comentários