Resenha: As Agentes Secretas de Paris

 As Agentes Secretas de Paris - Pam Jenoff



Sinopse: 1946, Manhattan. Um ano depois do fim da Segunda Guerra Mundial, Grace Healey encontra uma mala debaixo de um banco da Grand Central Station, em Nova York. Incapaz de resistir à própria curiosidade, ela abre a bagagem e descobre uma dúzia de fotografias de mulheres com seus nomes escritos no verso. Em um momento de impulso e sem saber muito bem por quê, Grace pega as fotos e rapidamente deixa a estação. Ela logo descobre que a mala pertencia a Eleanor Trigg, líder de uma rede de agentes secretas inglesas durante a guerra. Doze delas foram enviadas para a França ocupada pelos nazistas como mensageiras e operadoras de rádio para ajudar a resistência, mas nunca voltaram para casa. Na tentativa de descobrir a verdade sobre as mulheres nas fotografias, Grace se vê envolvida na história de uma jovem mãe e agente chamada Marie, cuja missão desafiadora revela uma surpreendente história sobre amizade, bravura e traição.


Inspirados em casos reais "As Agentes Secretas de Paris" conta a história de um grupo de mulheres que moram em Londres e que são recrutadas para fazer parte da Resistência (grupo de pessoas que lutam para impedir que a Segunda Guerra Mundial continue). A trama começa com Grace em Nova York, um ano depois do fim da Segunda Guerra Mundial. Grace encontra uma maleta com fotografias de alguma mulheres, e ela logo se interessa pela vida das mesmas e tenta descobrir a quem pertence a maleta. E assim vamos conhecendo tudo o que aconteceu com essas mulheres. 

Agora um ano antes, já na visão de Eleonor a encarregada de recrutar as mulheres, vemos tudo o que era feito quando uma mulher se tornava "espiã". Elas passavam por um intenso treinamento, físico e psicológico. Tinham de abandonar seu passado e nunca comentar sobre o mesmo. Eleonor é uma mulher inteligente e prática. No início tenta não se envolver emocionalmente com as recrutas, mas acaba tendo certa afeição por Marie. E agora na visão de Marie vemos como é sofrido a decisão de se tornar uma espiã. O ato de abandonar sua família e sua identidade, não foi uma tarefa fácil, mas nada comparado, quando ela realmente entra no campo de batalha; ninguém é confiável, e um menor deslize pode levá-la a morte.

A trama vai se alternando, e sendo contada através das visões de Marie, Eleonor e Grace. A trama tem tudo que já conhecemos, sobre a Guerra, porém achei algumas partes confusas. A parte central da história fica por conta de uma traição (ou seja alguém traiu essas mulheres). E ficamos tentando descobrir quem traiu o grupo de mulheres, que acabou levando-as para a morte. A história é boa, mas eu achei que faltou algo mais na história, e algumas mortes de alguns personagens achei desnecessário, mas quem já conhece essa autora sabe que as tramas dela sempre tem algo assim; estranho. Então mesmo assim eu recomendo. Boa Leitura!




 






Postar um comentário

0 Comentários