Resenha: A Luz Na Escuridão

 

A Luz na Escuridão - Sharon Cameron 



Sinopse: Era 1943 e já fazia quatro anos que a jovem Stefania trabalhava para os Diamant na loja da família em Przemyśl, na Polônia, cantando seu caminho até as vidas e corações de todos. Ela chegara até a fazer uma promessa a um dos filhos da família, Izio —um noivado que deveriam manter em segredo, já que Stefania era católica e os Diamant eram judeus. Mas tudo muda quando o exército alemão invade Przemyśl. Os Diamant são forçados a ir para um gueto e Stefania fica sozinha em uma cidade ocupada, a única pessoa que restou para cuidar de Helena, sua irmã de seis anos. E então há uma batida na porta. O irmão de Izio, Max, havia pulado do trem a caminho de um campo de concentração. Stefania e Helena tomam a admirável decisão de esconder Max e mais doze judeus. E então, todos os dias, as irmãs passam a esperar a próxima batida na porta, a que significaria sua morte. Quando o dia finalmente chega, quem bate são dois oficiais nazistas: o exército alemão estava requisitando a casa delas para abrigar a equipe do hospital que havia acabado de abrir do outro lado da rua. Com treze judeus escondidos no sótão, duas enfermeiras nazistas dividindo a casa e uma irmã pequena ao seu lado, Stefania tem mais uma decisão excruciante a tomar. A luz na escuridão traz uma narrativa inspiradora e emocionante sobre uma jovem polonesa que escolheu a coragem e humanidade ao esconder treze judeus durante a Segunda Guerra Mundial.


Olá! Leitores!

No post de hoje trago a resenha do Livro " A Luz Na Escuridão". Baseado em fatos reais, e com um ritmo perfeito, a história me deixou presa até a última página. Ambientado na Segunda Guerra Mundial na Polônia seguimos a vida da jovem protagonista Stefania. A trama começa sem muita enrolação, primeiro somos apresentados a vida de Stefania (não era algo de que ela gostava muito) na fazenda com a mãe, e em seguida sua ida para a cidade e consequentemente seu encontro com a família Diamant. Os Diamant são uma família de comerciantes judeus, aonde Stefania acaba trabalhando. A família acima composta pelo casal Diamants e seus cinco filhos Izio, Henek, Max, Chaim e uma irmã que não me lembro do nome, acolhe Stefania com todo amor e carinho mesmo ela sendo católica, e claro o sentimento de cara logo se torna reciproco. No entanto Izio um dos filhos dos Diamant acaba se envolvendo com Stefania. Vivendo um amor adolescente e cheio de promessas, tudo mudo quando a Guerra chega até eles, e os Diamants são mandados para o gueto. Então Stefania acaba sozinha na loja e na casa do Diamant. Mantendo a promessa de nunca os abandonar e ajudá-los Stefania começa a levar as escondidas, comida e dinheiro ao gueto para eles. Porém o destino não quis colaborar e Izio é mandado para um campo de trabalho, sofrendo todos os horrores possíveis: fome, frio, surras e etc. O tempo passa e as notícias que chegam são todas ruins, até que chega o dia em que o gueto é fechado e os judeus são transferidos para os campos de concentração nazista. Porém certo dia Max bate a sua porta pedindo ajuda, e Stefania nem por um momento hesita, no entanto com piora da situação dos judeus na Europa, a cada dia que passa mais judeus bate a sua porta pedindo ajuda, e de repente Stefania está escondendo trezes judeus em seu apartamento. E mais uma vez o destino a coloca a prova quando seu apartamento é requisitado por duas enfermeiras nazistas. 

O livro é muito bom, e por ser baseado em fatos reais, eu fiquei admirada, de como que ela conseguiu aguentar toda aquela situação, a leitura é muito tensa, porque ela estava a todo tempo arriscando tudo, um barulho, um copo esquecido, qualquer coisa, podia delatá-la, imagina viver vinte quatro horas por dia durantes anos, guardando um segredo, que se revelado era morte na certa. 

A história dela é muito bonita, mas também bem triste, infelizmente ela não chega a casar com Izio pois ele morre durante a guerra, e quando a guerra acaba muitos judeus tiveram que mudar de nome por causa antissemitismo que ainda era muito presente. Mas o mais importante é que Stefania foi uma mulher corajosa, forte e com um coração enorme. E graças a sua força ela se apaixonou de novo e viveu tudo aquilo que ela tinha sonhado.

Nossa a autora tá de parabéns, que leitura maravilhosa! Romance, morte, guerra, mas também esperança.

Na internet tem bastante matéria sobre  ela, entrevistas e histórias de vida, seu nome é Stefania Podgórska. Então eu super recomendo este livro. Boa leitura!

  



Postar um comentário

0 Comentários