Resenha: A Volta Ao Mundo Em Oitenta Dias

 

A Volta Ao Mundo Em 80 Dias - Júlio Verne






Sinopse:

Phileas Fogg, um inglês rico, metódico e um tanto quanto solitário aposta com seus colegas do clube de jogos que conseguirá dar uma volta ao mundo em apenas 80 dias. Para tal feito, o excêntrico Fogg convida seu fiel empregado Jean Passepartout e juntos viverão muitas aventuras.



Olá! Leitores!


Em "A Volta Ao Mundo Em Oitenta Dias", acompanhamos o jovem inglês Phileas Foog. 

Phileas tem jeito diferente e é notado por todos onde quer que passe, esse modo visto por muitos como excêntrico, tem haver com seu jeito metódico e calmo de fazer qualquer coisa, desde jogar cartas com os amigos ou até mesmo fazer uma simples refeição. Mas apesar desde jeito considerado por muitos estranho, atrás se esconde um jovem inteligente, humano e honesto.


A história realmente começa quando Phileas que jogava cartas com seus amigos em um clube, aposta com os mesmo que conseguirá dar a volta ao mundo em oitenta dias, incrédulos, todos na mesa acham impossível, e ver a aposta já ganha. Então Phileas com toda a calma do mundo, levanta e parte naquele mesmo instante para a sua jornada e aposta.


Porém Phileas, não irá sozinho, ao passar em casa para arrumar as malas, ele convoca seu mais novo emprego Jean Passepartout, que já tendo uma prévia do jeito de seu novo patrão, não hesita por nenhum momento em segui-lo, mesmo sem saber direito para onde estão indo.


Bom na viagem que Phileas e seu empregado empreendem, eles vivem muitas aventuras, como já era de se esperar, mas o mais legal, é que o escritor colocou situações muito inusitadas, apresentou a cultura de vários países de maneira respeitosa, empregou valores morais e éticos na narrativa como:  amizade, honestidade e a perseverança.


Mas o mais importante que apesar do jeito metódico, do personagem, é impossível não gostar dele, e sabe por quê? Porque o personagem é muito humano e tem um coração bondoso. Aliás todos os personagens são ótimos, ninguém sobra em cena. E o escritor não enche "linguiça", mesmo nas descrições mais científicas ( latitude, norte, sul, horários rotações, essas coisas), mas não se preocupe, as descrições não são longas e não são maçantes, acham que elas são mais para explicar melhor o final.


E o final que surpresa, agradável não imaginava, mas pensando bem, foi a altura do personagem. Enfim super recomendo a leitura vale muito a pena. Abraços1 E até a próxima resenha.













Postar um comentário

2 Comentários

Obrigada! Volte Sempre!