Resenha: O Menino Do Vagão

O Menino Do Vagão - Pam Jenoff



Sinopse: Uma fantástica história de amizade nascida através do sacrifício e da necessidade de sobreviver durante a Segunda Guerra Mundial. Durante a ocupação nazista na Holanda, Noa, uma jovem de apenas 16 anos, engravida de um soldado alemão. Contra a sua vontade, ela é obrigada a entregar seu bebê recém-nascido para a adoção e é praticamente abandonada em um cenário de guerra e destruição. Em busca de abrigo, ela chega em uma pequena estação de trem no interior da Alemanha onde, em troca de comida e um lugar para dormir, ela passa a trabalhar. Até que em uma fria noite de inverno, Noa descobre um vagão de trem repleto de crianças judias roubadas de seus pais, com destino a um campo de concentração. Em um momento que mudará toda a sua vida, ela decide salvar um dos bebês judeus. E, talvez, recuperar a esperança que foi levada junto com o seu filho. Começa assim, a sua jornada em busca da liberdade. Em O Menino do Vagão, Pam Jenoff constrói personagens inesquecíveis e emocionantes para nos oferecer o poder que só uma ficção poderosa consegue criar: o olhar do passado para refletirmos o futuro e o que significa, verdadeiramente, sermos humanos.





O Menino do Vagão conta a história de Noa e Astrid. Noa é uma jovem Holandesa de dezesseis anos que depois de engravidar de um soldado alemão nazista é expulsa de casa pelo pai, sem dinheiro e sem nenhuma pessoa com quem possa contar ela conhece uma senhora em um trem, que lhe dá um conselho: que Noa doe o seu bebê e como Noa é branca e loira e tem uma aparência bem parecida com a raça ariana a senhora lhe sugere que ela peça ajuda a uma instituição que acolhe mães soleiras com o intuito de levarem os bebês pra adoção. Porém a instituição é na Alemanha então Noa segue o conselho da senhora e parte para a instituição chegando lá ela dá a luz a seu filho, mas de repente o instinto materno surge e ela não quer mais entregar o bebê, porém já é tarde demais e seu bebê é arrancando dela. Assim sem dinheiro e perspectiva e em um cenário de Guerra ela continua na Alemanha trabalhando numa estação de trem limpando o lugar, em determinado dia ela encontra um vagão cheio de bebês a maioria mortos pela fome e frio, porém um dos bebes ainda vive e num instinto ainda maternal pelo filho que teve e perdeu, ela pega o bebê, porém percebe que o bebê é uma crinaça judia, sem opção Noa foge com ele. No entanto a fome e o frio faz Noa desmaiar e acordar em um lugar desconhecido. E é onde ela conhece Astrid.

Astrid também tem uma história triste, criada no mundo circense e de origem judia Astrid é uma excelente trapezista, no caso dela ela não é tão jovem como Noa, já a conhecemos com trinta e poucos anos. Porém quando Astrid tinha vinte nove anos ela conhece o soldado Erich e acaba largando o mundo do circo e se casando com ele. Porém tudo desaba após cinco anos quando a Guerra é declarada e Erich como soldado de Hitler tem que se divorciar dela por sua origem judaica. Sozinha e sem amparo Astrid volta para a casa dos pais que infelizmente já não se encontram mais lá. E em busca do paradeiro deles ela bate na porta de um antigo rival de seu pai também dono de um circo e para sua surpresa ele que lhe oferece ajuda a empregando de trapezista no seu circo.

Bom é no mundo do circo que Astrid e Noa se conhecem, a princípio Astrid não vê Noa com bons olhos, mas aos poucos as dificuldades que Guerra vai impondo, faz com que as duas criem um laço forte de amizade. Mas não se engane a amizade delas não é tudo flores Astrid é dura com Noa, talvez por ser mais velha e mais experiente. Noa apesar de ainda ser um pouco jovem e ingênua acaba conquistando um lugar no coração de Astrid e no circo.

Pam jennof conta uma história incrível nos apresentando o mundo do circo e suas dificuldades durante a Segunda Guerra Mundial.  O preconceito era grande as pessoas queriam frequentar o circo, mas fora dali não queriam contato com “aquele povo” principalmente as mulheres que não eram bem vistas nas cidades que passavam. E mesmo sendo julgados pela sociedade da época, o circo ajudava muitos judeus que tentavam se esconder. Vemos também como os animais sofreram com a Guerra, pois não havia alimentos nem para os humanos, quem dirá para os animais, que emagreciam ou acabavam morrendo. Bom também não posso deixar de comentar que apesar do cenário triste que Astrid e Noa enfrentava, houve espaço para o amor. Sim o amor. Apesar das duas terem sofrido decepções amorosas, elas conseguem amar de novo e confiar em alguém, algo nada fácil depois do que elas passaram.


O Menino Do Vagão é um livro tenso e dramático lembra muito os livros sobre Guerra da autora Kristian Hannah. Você não vai conseguir parar de ler eu li em um dia de tanto que eu ansiava para ver o desfecho da história (fiquei com os olhos vermelhos e ardendo, mas valeu a pena hahaha). Gente desde que eu li A Amante Do Oficial de Pam Jenoff eu estava doida pra ler outros livros dela, sério a danada escreve muito bem sobre o período da Segunda Guerra Mundial, até hoje de todos os livros que li com está temática Pam Jenoff e Kristian Hannah pra mim são as escritoras que mais sabem escrever sobre o tema. Então super recomendo. Boa Leitura!



Postar um comentário

0 Comentários