Resenha: Amor E Orgulho

 

Amor E Orgulho - Georges Ohnet




Sinopse:

Um embate entre o amor, orgulho e dinheiro que emerge com consequências inesperadas. Claire de Beaulieu é uma bela aristocrata francesa. Quando seu pai morreu, a mãe descobriu que a família Beaulieu estava arruinada. A única esperança era um processo judicial na Inglaterra, o qual a família perdeu e escondeu o trágico resultado da orgulhosa moça. Apaixonada pelo primo, o duque de Bligny, ela está prometida a ele, mas Bligny é superficial, um jogador, não cumpre sua palavra e ainda fica noivo de Athenais, a inimiga número um de Claire. Athenais, contudo, é uma jovem burguesa, com uma imensa fortuna, que permitirá ao duque resgatar todas as suas dívidas de jogo. A orgulhosa Claire, por despeito, ao saber que Philippe Derblay, um engenheiro e dono de uma usina siderúrgica em Pont Avesnes vizinha do castelo de sua família, está muito interessado nela, oferece a sua mão em casamento por vingança.


Olá! Leitores!

A obra "Amor e e Orgulho" do escritor Georges Ohnet conta a história do casal Claire e Philippe ambientada lá nos anos1880. Claire é uma jovem aristocrática que está comprometida em casamento com o jovem primo Bligny. Porém mesmo sendo da aristocracia a família de Claire está na ruína, e quando seu primo descobre que a noiva não tem dinheiro nenhum ele não pensa duas vezes e acaba se casando com a pior inimiga de escola de Claire. E é ai que entra Philippe que apaixonado por Claire vê a oportunidade, e a pede em casamento. Mas Claire só aceito por despeito e orgulho, por ter sido abandonada.

Philippe é um jovem que não pertence a aristocracia, mas fez fortuna trabalhando como engenheiro e depois acaba se tornando dono de várias empresas inclusive de uma siderúrgica perto da casa da família de Claire. Bom eu não quero dar muito detalhes para não estragar a leitura de vocês deste livro maravilhoso, e muito bem escrito. Mas vamos lá:

O que acontece é que quando Philippe descobre que Claire só se casou por orgulho, ele passa a desprezá-la, e é ai que Claire passa a admirá-lo e a amá-lo. É claro que no meio disto tudo temos as intrigas, as reviravoltas e talvez o ponto alto do livro, as críticas que autor faz com relação aos casamentos arranjados e por dinheiro, e a importância que a sociedade dá a um sobrenome mesmo a pessoa não tendo boa índole.

E claro não posso deixar de mencionar também que conhecemos um pouco da Revolução Industrial e como ela foi mudando os paradigmas citados acima. Eu particularmente fiquei encantada com este livro, e com os personagens principais, vou confessar que no começo não gostei muito da Claire, mas depois consegui enxergar o verdadeiro caráter dela. Já Philippe é o perfeito cavalheiro, bom marido, irmão um homem de caráter.

Pessoal super recomendo este livro, vale muito a pena ler, eu não imaginava que fosse gostar tanto. Então não perde tempo, se tiver oportunidade leia-o. Abraços e boa leitura!






Postar um comentário

2 Comentários

  1. Oi, Rosemary! Que bom que curtiu tanto a leitura deste livro. Se não me falhe a memória eu disse que havia lido este livro, mas eu me equivoquei em meu comentário. Não foi este livro que li, foi um outro do mesmo autor, mas não foi este. Já li tantos livros que por vezes confundo-me em alguns, rsrsrsrs. Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Luciano! As vezes embolamos tudo, são muitas leituras, rssrsrs. Abraços!

    ResponderExcluir

Obrigada! Volte Sempre!