Resenha: A Valise Do Professor

A Valise Do Professor - Hiromi Kawakami




Sinopse: Tsukiko tem quase 38 anos, trabalha em uma firma e nas horas vagas bebe no bar de Satoru. Nunca foi casada e aparentemente não se importa com isso. Leva uma vida calma e sem grandes emoções, até que passa a encontrar um professor do ensino médio no mesmo bar que frequenta. De início, apenas trocam algumas palavras, sentados lado a lado no balcão, onde descobrem ter o mesmo gosto culinário. Ignoram-se por dias e depois voltam a se falar. Nunca marcam encontros. Essa relação tensa, rígida e fria se estende por muito tempo, mas não impede que um sentimento maior comece a tomar conta de Tsukiko. Harutsuna, o professor, é um homem já maduro, formal e tradicional em sua maneira de se relacionar com os outros. Sempre com sua valise, o personagem severo do professor contrasta com a doçura de Tsukiko, o que os torna uma dupla peculiar.





O livro A Valise Do Professor conta a história de Tsukiko e Harutsuna um casal bem atípico do que costumamos ver nas histórias de romance atualmente. Isto porque há uma grande diferença de idade entre eles, ela tem 38 anos e ele tem sessenta e oito, mas por incrível que parece foi isto que deu beleza ao livro. E vou confessar que a capa e a sinopse não fizeram justiça para este livro. Bom Tsukiko e Harutsuna são frequentadores de um mesmo bar, e em um belo dia o Harutsuna puxa assunto com Tsukiko e os dois acabam se reconhecendo, ela como aluna dele do Ensino Médio e ele como seu professor. A partir daí eles passam a se encontrar no bar, mas sem compromisso nenhum, e às vezes eles se encontram nas ruas perto de suas casas e saem para beber, comer, vão a mercados, mas nada acontece entre eles não há nenhuma insinuação sexual nas conversas ou algo que revele que um ou outro tem segundas intenções. A autora focou a relação deles no diálogo, no conhecer um ao outro. É claro que depois os sentimentos começam a ser revelados primeiro pela Tsukiko já que a história é narrada em primeira pessoa por ela. E depois por Harutsuna que é um encanto de pessoa, realmente um verdadeiro professor, mas um professor da vida, o que explica nossa protagonista ter se apaixonado por ele. Pensa numa história de amor linda e fofa este livro é assim.

Bom o final do livro eu gostei bastante só acrescentando a questão do título “a valise” é porque o professor anda com uma maletinha, mas só no final é que sabemos o tem dentro dela, mas não é algo assim palpável é mais um significado que tem haver com o lado sentimental ou até espiritual (uma lição de vida).


Então gente mais uma vez eu vou dizer “fuja” um pouco de escritores ingleses e americanos, não tenho nada contra porque eu leio estes escritores também, mas de vez em quando devemos ler escritores de outras nacionalidades, muitas editoras não dão muito destaques para autores pouco conhecidos (mesmo que tenham ganhado prêmios), então minha dica é procure autores de vários países você não vai se arrepender. Está autora Harutsuna Matsumoto eu nunca tinha visto nada sobre ela, então quando resolvi dar uma chance pra este livro e para a autora eu não esperava encontrar uma história bem estruturada e com uma poética tão linda. Então A Valise Do Professor super recomendo. Boa Leitura!

Postar um comentário

0 Comentários