Olá! Leitores!
No post de hoje trago para vocês conhecerem três obras Clássicas da Era Vitoriana. Selecionei estes porque, são os que vejo muitos comentários positivos. Os dois primeiro tenho bastante curiosidade em ler, o terceiro já li, e posso garantir que é muito bom, vou deixar o link com a resenha dele aqui no Blog.
Espero que gostem das escolhas! As protagonistas tem personalidade bem semelhantes, todas com ânsia por conhecimentos, e uma natureza inclinada a não seguir as convenções patriarcais da época.
Middlemarch - George Eliot
Sinopse: A narrativa mais ambiciosa do realismo do século XIX, Middlemarch conta a história de uma cidade inteira nos anos que antecederam a Lei de Reforma de 1832, uma época em que os métodos modernos estavam começando a desafiar as velhas ortodoxias. A caracterização sofisticada e aguda de Eliot dá uma expressão rica a cada nuance de sentimento e vividamente traz à vida os habitantes da cidade - incluindo a jovem idealista Dorothea Brooke, o árido estudioso Casaubon, o jovem e apaixonado médico reformista Lydgate, a jovem e volúvel beleza Rosamond e o velho e reservado banqueiro Bulstrode - enquanto eles se movem em contraponto um ao outro.
A Inquilina de Wildfell Hall - Anne Brontë
Sinopse: Segundo romance de Anne Brontë, publicado em 1848, foi um desafio dramático e corajoso às convenções defendidas pela sociedade vitoriana. Desde então, tornou-se um clássico: convincente em seu poder imaginativo, trazendo o realismo e a extensão de seu diálogo e sua visão psicológica dos personagens envolvidos em uma batalha conjugal. Em A inquilina de Wildfell Hall ressoa a voz corajosa de Anne Brontë em um dos tempos mais preconceituosos e patriarcais da história inglesa. Apesar de ser menos conhecida do que as irmãs, seus romances, como os das outras Brontë, tornaram-se clássicos da literatura inglesa.
Prima Phillis - Elizabeth Gaskell
Sinopse: O jovem Paul Manning trabalha na construção de uma estrada de ferro em Heathbridge, interior da Inglaterra, em meados do século XIX. Ele é assistente do charmoso, sofisticado, educado e viajado Mr. Holdsworth, por quem, com tantos atrativos, ele nutre extrema admiração. Assim que sua mãe fica sabendo que ele está sediado em Heathbridge, o incentiva a procurar a família do clérigo Holman, da Fazenda Hope, seus parentes distantes. Paul logo faz amizade com a bela prima Phillis, filha única do pároco, e inteligente demais para uma mulher de sua época. Mas o que ele menos espera é que o seu herói, Mr. Holdsworth se interesse romanticamente por Phillis. Mais um comovente romance de Gaskell!
Clique Aqui Para Ver a Resenha
Gostaram de conhecer esses três Clássicos? Já leram algum? Comenta aqui abaixo, e se gostou do post compartilhe com os amigos! Abraços!
2 Comentários
Oi, Rosemary! Eu já li os três livros indicados por você. São obras maravilhosas certamente você irá se agradar deles. Um abraço!
ResponderExcluirOi, Luciano! Nossa!!! Bacana, que tenha lido os três. Assim que tiver oportunidade com certeza vou ler. Abraços1
ExcluirObrigada! Volte Sempre!