Resenha: Quando Você Lê Está Carta

Quando Você Lê Está Carta – Vicente Gramaje






Sinopse: Victor pendurou o estetoscópio e o jaleco, pelo menos por um ano, e se despediu da sua vida de médico. Ele precisa aceitar a recente morte de sua esposa, mas também recuperar a fé na medicina e confiança em si mesmo. Em busca de solidão, ele parte para o norte do Marrocos, onde assisti a descoberta de uma vala antiga cheia de restos de soldados espanhóis abatidos no Desastre Annual em 1921. Porém Víctor encontra outra coisa, algo que pensa ser uma lembrança inofensiva: uma garrafa selada, dentro da qual há uma carta, talvez as últimas palavras que o capitão Gimeno, ante a certeza de sua morte, escreveu para a sua amada. E mesmo sem ter lido a carta, Víctor sente que ele deve fazer tudo o que estiver ao seu alcance para entregar essa carta. Aqui começa a sua aventura através da história recente da Espanha, seguindo o rastro de vidas desconhecidas, com a ajuda de um curioso detetive particular e principalmente Claudia, uma capitã do exército em Melilla, e talvez, a mulher que pode ajudá-lo a superar a dor.




Quando Você Lê Está Carta conta a história de Víctor um médico quarentão que perde a esposa que foi diagnóstica com câncer, e por ser médico ele acaba se culpando por não ter percebido a doença antes, já que a esposa reclamava de algumas dores, e para completar sua agonia ele também acaba fazendo um diagnóstico tardio de um paciente. E é então que Víctor resolve tirar um ano para se reencontrar. E numa viagem ao Marrocos ele acaba presenciando a descoberta de restos mortais de soldados mortos na Guerra de Annual em 1921 entre Marrocos e Espanha, e para sua surpresa ninguém nota entre os corpos uma garrafa sobre os escombros, e ele acaba pegando a garrafa para si. E descobrindo depois que dentro dela havia uma carta selada que nunca foi entregue. E com um ano a disposição ele parte em busca da destinatária da carta. E é onde ele conhece Claudia uma Capitã do Exercito que o ajuda a desvendar os segredos que a carta esconde.

Bom além da busca de Víctor para descobrir mais sobre a carta, o autor nos leva ao ano de 1921 durante a Guerra, na qual conhecemos o Capitão Gimeno (o autor da carta) e o que aconteceu com ele durante a batalha. Narrado em primeira pessoa de uma forma mais íntima como se o Víctor estivesse conversando com o leitor o livro vai se desenrolando, conhecemos um pouco da família e os amigos de Víctor e a sua relação com Claudia que surge de uma maneira que ele não estava esperando, mas ele também não se faz de desentendido e aceita os sentimentos que surgem numa boa.

O livro é um romance, mas com elementos diferentes, não consigo achar uma palavra para descrevê-lo. A história te prende do começo ao fim, só teve uma parte que eu "meio que divaguei", mas foi na parte que fala sobre a Guerra de Annual, como eu nunca tinha lido nada sobre isto eu achei esta parte um pouco cansativa, mas veja bem não é a parte que o livro volta no tempo em 1921. E a parte da investigação que conta os motivos da Guerra Civil. A parte do livro em que é narrada a batalha que o Capitão Gimeno se encontra é perfeita, foi uma das partes do livro que eu mais gostei, as cenas são fortes mas autor as descreveu de forma brilhante.


Outra coisa que gostaria de acrescentar e indicar são escritores espanhóis. Este livro é do escritor Vicente Gramaje autor Espanhol, porque nós leitores ficamos presos a escritores ingleses e nortes americanos, enquanto tem escritores de outros países excelentes, inclusive o nosso. Então recomendo! Boa Leitura!

Postar um comentário

0 Comentários